
Entre janeiro e julho de 2024, a PRF registrou 347 acidentes no local, com 33 mortes CRÉDITO: Divulgação
A concessionária terá de investir R$ 5,5 bilhões na via durante 30 anos de contrato. Outros R$ 3,7 bilhões de custos operacionais estão previstos. Entre as obras estão: 27,83 km de duplicação
26-01-2025 às 09h21
Sérgio Moreira*
Uma das rodovias mais perigosas do País, conhecida como “rodovia da morte”, teve o contrato de concessão da BR 381 entre Belo Horizonte a Governador Valadares assinado dia 22 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O leilão do trecho foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 29 de agosto de 2024. O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km).
A assinatura estava prevista para dezembro de 2024, mas foi adiada após a empresa solicitar mais prazo para a comprovação de atendimento das condições prévias à concessão.
Investimentos – O trecho concedido tem 303,4 km de extensão, sendo 223,83 km de pista simples e 79,624 km de pista dupla. Começa no entroncamento da BR-381 com a BR-262, na capital, e vai até o entroncamento com a BR-116, no Leste de Minas.
A concessionária terá de investir R$ 5,5 bilhões na via durante 30 anos de contrato. Outros R$ 3,7 bilhões de custos operacionais estão previstos.
Entre as obras esperadas, estão: 27,83 km de duplicação de obras remanescentes; 106,44 km de duplicação de novos trechos; cerca de 83 km de faixas adicionais ;9,7 km de vias marginais; 20 passarelas; 166 pontos de ônibus; 15 passagens de fauna.
Cinco praças de pedágio serão instaladas, nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, conhecida como “rodovia da morte”. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 347 acidentes no local, com 33 mortes.
Segundo a ANTT, a cobrança aos motoristas vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e de sinalização.
Os valores ainda serão calculados. A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A BR-381 tem, ao todo, 1,1 mil km de extensão e liga São Mateus, no Espírito Santo, à cidade de São Paulo, passando por Minas Gerais.
Cerca de 562 km já são concedidos. Desde 2008, a Arteris Fernão Dias é responsável pelo trecho de Contagem, na Grande BH, a Guarulhos (SP).
Outro trecho, entre Belo Horizonte e Caeté, será duplicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
*Sérgio Moreira é especializado em Turismo