A cerimônia de transmissão foi em Recife (PE). O Sr. Orson Rêgo se despediu de seu mandato, passando a liderança ao Sr. Jorge Aragão. O Almirante de Esquadra Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais, presidiu a cerimônia, que contou com a presença de autoridades militares e civis
19-11-2024 às 09h:21
Marcelo Barros* – Direto de Recife**
Na noite da última sexta-feira, a Escola de Aprendizes de Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) sediou um evento de grande relevância para a Marinha do Brasil: a transmissão de cargo do presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR-Brasil). Durante a solenidade, o Sr. Orson Rêgo se despediu de seu mandato, passando a liderança ao Sr. Jorge Aragão, em uma cerimônia que reuniu autoridades militares e civis, consolidando os laços entre a Marinha e a sociedade brasileira.
A cerimônia e as autoridades presentes
Presidida pelo Almirante de Esquadra Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais, a cerimônia contou com a presença de nomes de destaque, como o Vice-Almirante Alexander Reis Leite, Comandante do 3º Distrito Naval, e o Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni, Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM).
Além das autoridades militares, marcaram presença no evento personalidades importantes da sociedade civil, como o presidente da SOAMAR-Belo Horizonte, Paulo Roberto, e o jornalista Marcelo Barros, do portal Defesa em Foco, reafirmando o alcance e a importância nacional da SOAMAR.
SOAMAR: a ponte entre sociedade e Marinha
A SOAMAR desempenha um papel fundamental ao fortalecer a conexão entre a sociedade civil e a Marinha do Brasil. Atuando como uma ponte, a entidade apoia ações de defesa, sociais e cívicas, ampliando a visibilidade e o entendimento público sobre as atividades e contribuições da Força Naval para a segurança das águas brasileiras e a soberania nacional.
Entre as iniciativas, a SOAMAR também se destaca por promover a “consciência marítima” — um esforço contínuo para educar a sociedade sobre a importância estratégica do mar. Esse trabalho inclui a criação de programas educativos voltados para escolas e universidades, destacando a relevância da “Economia do Mar” para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Expansão da mentalidade marítima e impacto econômico
A expansão dessa consciência está alinhada à abordagem da “triple-hélice”, que busca unir governo, academia e setor privado em torno de objetivos comuns. A SOAMAR, nesse contexto, é peça-chave para impulsionar a inovação e o crescimento de setores estratégicos, como o comércio marítimo, a indústria naval, a pesca e o turismo.
Além disso, parcerias com empresas privadas são fundamentais para fomentar o mercado marítimo, criando oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento técnico, enquanto promovem maior reconhecimento da economia marítima como motor de crescimento econômico sustentável.
*Marcelo Barros é jornalista especializado em temas de Defesa, Geopolítica, Segurança e Relações Internacionais. É Pesquisador na Escola de Guerra Naval. Ele estreia nesta edição no rol de articulistas do Diário de Minas
**O professor Paulo Roberto Cardoso, Presidente da Soamar/MG com Jorge Aragão novo Presidente Nacional da Soamar/Brasil.