
Pintor letrista, sr. Andréas Gonçalves Hutter - créditos: divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
12-04-2025 às 09h19
Direto da redação
A emoção do senhor Andréas Gonçalves Hutter, pintor tradicional e experiente de Pirapora, proprietário da Hutter Pinturas, filho do austríaco, Hugo Victor Hutter é contagiante neste vídeo que será exibido. Pela terceira vez, ele, “letrista” de profissão, hoje aposentado, é chamado para fazer o mesmo trabalho, o que considera uma honra.
A primeira vez, ele se recorda como se fosse hoje, mas se passaram 40 anos. Ele iniciava a profissão e foi acometido de grande emoção, emoção que ele sente agora, quando faz o mesmo trabalho e se coloca à disposição para fazê-lo sempre.
Enquanto falava, os olhos dele marejados dava a noção do tamanho da emoção de estar pintando o letreiro no vapor Benjamim Guimarães, que irá voltar ao Rio São Francisco no dia 28 próximo, para a alegria de toda a população de Pirapora, que aguarda este momento há tempo.
A restauração do vapor, que tem 122 anos, está sendo muito elogiada; feita com recursos a fundo perdido, da Eletrobrás através da empresa de restauração Emutur.
A volta do vapor será uma festa organizada pela prefeitura de Pirapora. O prefeito Alexandre César (União) Alex César chamado, que a esta altura está, como se diz, dando a volta por cima, vai se esmerar na comemoração e cheio de razão.
Breve histórico da embarcação:
Benjamim Guimarães é um barco a vapor construído em 1913, nos Estados Unidos, pelo estaleiro James Rees & Com. O Benjamim Guimarães navegou no Rio Mississipi e, posteriormente, em rios da Bacia Amazônica. Na segunda metade da década de 1920, a firma Júlio Guimarães adquiriu a embarcação e a montou no porto de Pirapora, recebendo o nome de “Benjamim Guimarães”, uma homenagem ao patriarca da família proprietária da firma. A partir de então, o vapor passou a realizar contínuas viagens ao longo do Rio São Francisco e em alguns dos seus afluentes.
Fonte: Wikipédia
Veja e ouça o vídeo para sentir a emoção do letrista senhor Andréas Gonçalves Hutter, que hoje está com 67 anos de idade e aposentado.