Português (Brasil)

Documentário no Dia dos Professores

Documentário no Dia dos Professores

O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), lança um documentário histórico sobre a sua mais antiga edificação: o Castelinho ou Villa Ferreira Lage

Compartilhe este conteúdo:

15-10-2024 às 09h:09

Sérgio Augusto Vicente

Hoje, 15 de outubro, Dia dos Professores, o Museu Mariano Procópio, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, lança um documentário histórico sobre a sua mais antiga edificação: o Castelinho ou Villa Ferreira Lage, antiga residência da família de mesmo nome. Construída em 1861, por ocasião da inauguração da Estrada de Rodagem União e Indústria, com o intuito de hospedar o imperador D. Pedro II e sua comitiva no dia da solenidade, a edificação também se tornou uma casa de veraneio dos Lage e, no início do século XX, um museu particular, doado pelo herdeiro de Mariano Procópio Ferreira Lage à municipalidade, em 1936.

Depois de meticulosas etapas de restauração, a referida edificação foi reaberta aos públicos em 31 de maio de 2023, completando o gradual processo de plena reabertura da instituição à cidade, ao Estado e ao País.

Visando a maior divulgação do equipamento cultural, que já conta com expressivo quantitativo de público espontâneo, grupos agendados e escolas públicas e privadas, a instituição hoje torna público na internet um projeto audiovisual que contou com a participação do historiador Sérgio Augusto Vicente como roteirista e narrador e dos estagiários da Secom/PJF, graduandos de Cinema da UFJF, Cecília Almeida, Heloísa Carvalho e João Pinheiro, como responsáveis pelas gravações e edições das imagens. Orgulhosos do resultado desse trabalho de equipe, os estagiários consideraram essa produção uma importante experiência de aprendizado em seus percursos formativos.

Com duração de cerca de um mês, esse trabalho teve o apoio da atual diretora do Museu, Maria Lúcia Horta Ludolf de Melo, que se entusiasmou com mais essa iniciativa de ofertar à população em geral e, particularmente, aos professores, um recurso didático complementar, por meio do qual os educandos podem ser apresentados previamente à ideia de um museu-casa e de uma ambientação de uma família de elite do século XIX, com seus hábitos, costumes, gostos estéticos e práticas sociais. Tudo isso de forma crítica e reflexiva.

No documentário, os espectadores podem ser despertados para diversos aspectos dessa residência e dos bastidores do seu processo de restauração. A denominada "sala do chá", situada ao lado da famosa "sala de música", o "misterioso porão", as "portas camufladas", as "janelas de prospecção" deixadas em suas paredes, as diversas "camadas do tempo" e "retalhos do passado" são algumas novidades que podem ser conferidas nesse vídeo. Esse é, antes de tudo, um convite a um passeio em uma antiga casa, com suas metamorfoses, mistérios e diálogos entre presente e passado.

Além de ser exibido ao público na TV disponível na recepção do prédio Mariano Procópio, o documentário também pode ser conferido no canal da instituição no You Tube: https://youtube.com/channel/UC9MXzlRRPiYCBjC0oUbiu8Q?si=qbV1kH135_ETzDeU   

 

Compartilhe este conteúdo:

  2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Sérgio , cada texto é um prazer de leitura

Este documentário não é apenas um presente à sociedade, mas um prodígioso trabalho de pesquisa e síntese capitaneado pelo Pesquisador Sérgio Augusto Vicente, e produzido por um grupo de promissores cineastas que demonstraram não apenas o domínio da técnica, mas também profunda sensibilidade na captação das imagens e edição do material. Parabéns aos idealizadores e também aos Professores que, por ocasião do 15 de outubro, recebem um presente que poderá ser dividido com toda a sociedade.

 

Synergyco

 

RBN