Português (Brasil)

Marinha é também de rio

Marinha é também de rio

Em sua palestra, Aderne tratou sobre os aspectos legais, geográficos e históricos que “reforçam a relação sinérgica entre Minas Gerais e a Marinha ao longo dos tempos”

Compartilhe este conteúdo:

03-10-2024 às 09h:14

Direto da redação

 “Uai! Marinha em Minas por quê?” Com esse título sugestivo, já que somos um Estado mediterrâneo, há quem se surpreenda ao saber que, sim, a Marinha brasileira está presente em Minas porque, afinal de contas, ela não é só de mar, mas, também, de rios.

E como tem rios em Minas, a começar do Rio São Francisco, Rio Doce, Rio Jequitinhonha e vai por aí afora ou seria adentro? Pena que estamos atravessando uma seca das piores da nossa história. As primeiras chuvas já deviam ter acontecido.

Para ficar conhecida, a Marinha precisa falar para fora dizer o que faz e o que tem feito em Minas, o que parece estar ela percebendo, senão o CMG FN da Reserva Silvio Aderne, Relações Institucionais da Marinha em Minas, não teria feito por esses dias uma palestra intitulada “Uai! Marinha em Minas por quê?”

Em sua palestra, Aderne tratou sobre os aspectos legais, geográficos e históricos que “reforçam a relação sinérgica entre Minas Gerais e a Marinha ao longo dos tempos” e também a expectativa de celebração do centenário da presença oficial da Marinha em MG, que será comemorada no dia 11 de dezembro de 2026.

A palestra proferida por Aderne fez parte da programação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), numa apresentação sobre essa relação de Minas Gerais com a Marinha do Brasil.

Esteve presente, na ocasião, o comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Carvalho de  Navaes, o anfitrião, presidente do IHGMG, Dr  José Carlos Serufo e de diversas confreiras, confrades do IHGMG e Soamarinos.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN