Português (Brasil)

“Dentro de nós moram dois lobos”

“Dentro de nós moram dois lobos”

Foi a história contada pelo vice-presidente do Tribunal de Contas, Durval Ângelo, ao presidir o evento “Diretrizes e ferramentas para a gestão financeira das APACs”

Compartilhe este conteúdo:

02-10-2024 às 08h:21

Direto da Redação

A habilidade do conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Durval Ângelo, ele pôde comprovar, mais uma vez, ao discursar no evento “Diretrizes e ferramentas para a gestão financeira das APACs”, realizado pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

Durval contou a história de um garoto vivente numa comunidade indígena, que não queria mais ir à escola da cidade. O avô perguntou o porquê e o garoto disse que lá estava sofrendo “bullying” de alguns colegas.

O avô usando da sapiência pôs o neto no colo e contou: dentro de todo ser humano moram dois cães: um bom e outro mau. O neto indagou logo ao avô: “Qual cão vence essa luta dentro de nós?” O avô respondeu: “Vence aquele cão que alimentamos mais e melhor”.

A história calhou direitinho para a ocasião, e em seguida Durval enfatizou: as instituições que trabalham com recursos públicos, devem cuidar de aplicar bem as verbas e de forma transparente.

“Só em Minas, são 46 APAC’s com convênio com o poder público”, informou. E disse mais ele, que esse foi o quarto evento de capacitação em parceria TCEMG/FBAC, tendo em vista a melhora do serviço prestado.

Tomáz de Aquino, presidente da FBAC, destacou a relevância das qualificações e capacitações para as administrações das APAC’s, apontando a evolução em matéria de transparência e profissionalização das gestões. Exaltou também a importância das boas relações entre o poder público, o mercado privado e a sociedade civil organizada, no sentido de melhorar as ações socioambientais no Brasil.

À mesa do evento, com Durval Ângelo e Tomáz de Aquino se assentaram Murilo Oliveira, secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, pela APAC - Associação de Assistência aos Condenados, Leonardo Bicalho, defensor público da Coordenadoria Estratégica do Sistema Prisional de Minas Gerais, coronel Edgar Estêvão da Silva, secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Tatiana Souza, diretora-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, diretor do CIEMA, Ari de Jesus, diretor de Gestão e Controle da FBAC, e Roberto Donizetti, diretor de Metodologia da FBAC.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN