Português (Brasil)

Tiradentes liberta animais das charretes

Tiradentes liberta animais das charretes

Daqui para frente, as charretes serão veículos elétricos. Isso agradou boa parte das pessoas incomodadas com o sofrimento animal, mas houve quem achasse “acabou-se o charme”.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

22-05-2024 às 08h:45

As tradicionais charretes de tração animal, que eram uma atração dos turistas e moradores de Tiradentes, Região Central mineira, serão, desde esta terça-feira, 21, substituídas por veículos elétricos. Em reunião realizada no Ministério Público, em Belo Horizonte, o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa (MDB), o assessor jurídico Carlos Caplioglio, o superintendente de Turismo Guilherme Carvalho, e representantes da Associação dos Charreteiros de Tiradentes assinaram um termo que oficializa a substituição.

A notícia correu por Tiradentes feito rastilho de pólvora, com uns aplaudindo a iniciativa, porque reconhecem que os animais eram usados para carregar pesos para lá e para cá, vendo o lado deles. Enquanto outros diziam que as charretes “perderam o charme, perderam a graça”. Estes, evidentemente, não veem o tanto que os animais eram sacrificados só para manter um charme da cidade.

Encontrar uma solução que atendesse aos interesses relacionados ao uso das charretes de tração animal para fins turísticos foi um compromisso da atual administração. Havia, no entanto, a necessidade de manter o emprego de 30 trabalhadores envolvidos e garantir respaldo legal na transição.

Foram três anos de negociações até chegar-se a um consenso com o intuito de substituir as charretes por veículos elétricos, enfim, libertando os animais. Detalhe: o Ministério Público custeia tudo. A decisão nasceu de diálogos e negociações coletivas.

A essa altura, o prefeito diante de uma promessa realizada, tinha só que agradecer a todos que participaram desse esforço de libertar os animais do jugo, especialmente à Associação dos Charreteiros, ao Ministério Público de MG, ao Instituto Arbo e à Semad, jugo esse que alguns viam charme, sem considerar o lado animal da coisa.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN