Português (Brasil)

Doadores, vejam o apelo da Hemominas

Doadores, vejam o apelo da Hemominas

Os estoques de sangue tipos A negativo e O positivo e negativo estão baixo e quem tiver em condições boas de saúde podem entrar em contato pelo Hemominas para agenda doação

Compartilhe este conteúdo:

19-09-2024 às 09h:57

Direto da Redação

Só quem já doou sangue sabe da sensação que a gente sente ali, no Hemominas, espichado numa poltrona, com o braço relaxado sobre um descanso, com uma agulha fincada nele, vendo a vida de muitos se enchendo de esperança em um recipiente que será distribuído como se fosse um pão partilhado à mesa.

Por que estou tratando disso? Porque a Fundação Hemominas está com os estoques de sangue dos grupos sanguíneos O (positivo e negativo) e A negativo em estado crítico.

Se o sangue do leitor ou leitora for do tipo dos quais a Hemominas carece, atenda o chamamento porque só irá lhe fazer bem, claro, se estiver em condições de prestar esse ato de caridade. A verdadeira caridade não é sair por aí distribuindo bens materiais. A verdadeira caridade é dar de si para alguém. E doar o próprio sangue para alguém não é dar de si?

A Hemominas precisa manter um certo número de doações, estrategicamente, a fim de atender à demanda de pacientes com segurança. E os estoques estão em baixa e isso é ruim para todos e principalmente para quem está necessitando de sangue tipo O positivo e negativo, e A negativo.

A fim de facilitar as coisas para os doadores, a Hemominas disponibilizou o agendamento da doação de modo on-line no site da fundação ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.

Mas, antes, é importante observar as condições e restrições para doação que estão na íntegra no site da Hemominas. Destacam-se:

Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior; pesar mais de 50 kg; estar bem descansado no momento da doação; estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos; apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN