Português (Brasil)

TCEMG assina acordo com Empresa Mineira de Comunicação

TCEMG assina acordo com Empresa Mineira de Comunicação

Divulgar as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e compartilhar conhecimentos técnicos, são objetivos do acordo segundo Gilberto Diniz

Compartilhe este conteúdo:

05-07-2024 às 09h:09

Direto da Redação

Para otimizar a capacitação de servidores públicos, divulgar as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e compartilhar conhecimentos técnicos, o presidente, conselheiro Gilberto Diniz firmou um “Acordo de Cooperação” com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), responsável pelo canal de televisão Rede Minas e Rádio Inconfidência.

No ato de assinatura do acordo, o conselheiro Gilberto Diniz, enfatizou que a decisão está relacionada com uma diretriz do Plano Estratégico do TCE, promover ações para que o Tribunal seja conhecido pela sociedade mineira. Ele disse: “Eu tenho certeza de que, com a capilaridade e a penetração que tem a Rede Minas e a Rádio Inconfidência, em mais de 600 municípios mineiros, esse acordo vai gerar um grande canal para que possamos levar informação atualizada sobre o Tribunal e sobre as ações que ele desenvolve em prol do interesse público e também em defesa dos direitos do cidadão”.

O presidente do EMC, Gustavo Mendicino, o contrato é importante para o povo mineiro. “O Tribunal de Contas atua em ações ligadas ao interesse público, do cidadão. E a Rede Minas e a Rádio Inconfidência são canais de comunicação emissores do que é de interesse público do cidadão mineiro”, ele disse.

Luiz Cláudio Diniz Mendes, diretor de Comunicação Social do TCE, disse, por vez, que “o mais importante é essa aproximação com a sociedade, na questão de se tornar um canal com o cidadão para fazer o que a gente chama de Controle Social. O Tribunal quer que a população seja parceira para ajudar na fiscalização, ajudar no controle e fazer com que a nossa sociedade tenha uma administração pública melhor e tenha políticas públicas que atendam toda a população”.

A Constituição de 1988 cuidou, ao tratar do controle externo da administração pública, de instituir a outra face do controle externo, que é o controle interno. Este representou um grande avanço no controle da moralidade, da eficiência, da eficácia e da transparência na administração pública.

Entretanto, nesse quesito, sobretudo nas prefeituras do interior do Estado, o cenário é de terra arrasada, e é visto no noticiário político e policial pródigo ao denunciar malfeitos de gestores municipais, no mais das vezes fruto da ignorância e do desconhecimento do controle interno que, se instituído, evitaria preveniria e corrigiria.

É de ressaltar-se que, o atual presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Conselheiro Gilberto Diniz, mestre e doutor em Direito pela UFMG vem justamente como pesquisa acadêmica o controle estratégico de contas que preconiza exatamente a busca de um controle externo e interno para além dos limites do formalismo contábil, mas ao contrário, incorporando uma visão de planejamento estratégico que garanta um exame quantitativo e qualitativo das políticas públicas sobretudo nos municípios onde os homens nascem, vivem, labutam e morrem. A vida, na visão estratégica de contas contempla a reflexão chapliniana de que “a vida é um assunto local”.

Daí que o convênio anunciado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Rede Minas de Comunicação, ao acessar a vasta rede de tvs e rádios públicos, com a possível inclusão de rádio e tvs educativas, estaria concretizando o mandamento constitucional e trazendo dessa forma nossa administração pública, tão carente, à plenitude do século 21, uma oportunidade de estimular, através do controle estratégico de contas, o necessário e indispensável controle da administração pública com o apoio decisivo, com o apoio qualitativo, dos meios de comunicação públicos dos quais Minas Gerais dispõe, com inserção e presença na vastidão do nosso interior.

Segundo o diretor Luiz Cláudio, no primeiro momento, o Tribunal de Contas vai lançar dois trabalhos em parceria com a Empresa Mineira de Comunicação. Um deles é o “Minuto TCE”, boletim voltado para a Rádio Inconfidência, informando ações e decisões do Tribunal.

O outro para televisão, o Tribunal vai produzir vídeos que mostram o trabalho, as decisões e alertam a população sobre as campanhas produzidas pela Instituição.

“Um terceiro trabalho gerado com essa parceria é a participação com pautas interessantes para divulgar na programação jornalística, tanto da rádio quanto da TV”, disse Luiz.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN