Português (Brasil)

PBH vai ter de avisar antes quando for cortar árvores

PBH vai ter de avisar antes quando for cortar árvores

O aviso prévio é essencial para garantir a transparência dos cortes de árvores na capital. Os avisos deverão ser publicados no sítio eletrônico da Prefeitura ou em outra ferramenta pública similar.

Compartilhe este conteúdo:

24-07-2024 às 09h:17

Direto da Redação

Com a aprovação na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o projeto que obriga a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a avisar, previamente, em caso de suprimir árvores da arborização pública, aguarda a apreciação do prefeito Fuad Noman (PSD).

A propósito deste assunto, o Diário de Minas toma a liberdade de sugerir aos vereadores um projeto para introduzir árvores frutíferas na arborização da cidade. Quem tem o costume de andar pelas ruas de Belo Horizonte encontra árvores frutíferas em alguns pontos, mas o que se propõe, é fazer isso de modo organizado, depois de discutido e decidido que frutíferas seriam mais recomendadas.

Por exemplo, por que não plantar pequizeiros em áreas mais amplas de Belo Horizonte, considerando que a cidade está no Cerrado – da Serra do Curral para o Norte é Cerrado; da Serra do Curral para o Sul é Mata Atlântica.

Essa sugestão podia ser encampada pelo vereador Wagner Ferreira (PV), que assina o projeto ora em apreciação do prefeito, com mais os parlamentares da Frente em Defesa das Matas, Serras e Águas de BH sobre a questão de avisar antes, publicamente, quando acontecer de ter de cortar árvores na capital.

O aviso prévio é considerado essencial para garantir a transparência dos cortes de árvores na capital mineira. Os avisos deverão ser publicados no sítio eletrônico da Prefeitura ou em outra ferramenta pública similar.

"É um projeto de lei que acaba com a supressão de árvores surpresa em BH. O objetivo do projeto é que a cidade possa acompanhar e fiscalizar esses atos da Prefeitura", disse Wagner Ferreira, vice-líder de Governo, durante a votação do projeto em 2º turno no Plenário da CMBH, no dia 3 de julho.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN