Português (Brasil)

Othon Palace com novo conceito de ocupação

Othon Palace com novo conceito de ocupação

A capital vai ganhar de volta um ícone da arquitetura de Raul Lagos Cirne totalmente requalificado o que é muito importante para todos porque vai animar a Avenida Afonso Pena 1050

Compartilhe este conteúdo:

21-05-2024 às 10h:20

Sérgio Moreira*

Construído em 1978, o Othon Palace foi referência no setor hoteleiro em Minas Gerais devido às instalações luxuosas e por receber como hóspedes artistas nacionais e internacionais, presidentes de países, empresários e turistas do Brasil e exterior.

O prédio do antigo hotel tem 25 andares, com 295 apartamentos, após 40 anos de funcionamento foi fechado em 2018. Na época, a rede responsável pelo hotel apresentou um pedido de recuperação judicial para pagar credores e dívidas trabalhistas. O prédio onde funcionava o antigo Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte, foi arrematado em leilão em 2021, adquirido pela empresa mineira Alffa Empreendimentos Imobiliários, que tem sede em BH, com o lance de R$ 32,4 milhões.

Além de assumir a dívida ativa do município, o débito total inscrito em 2021 era de R$ 12,4 milhões, composto por ISSQN, IPTU e taxas. Segundo a prefeitura, caberá ao comprador pleitear condições alternativas para quitação deste débito.

O prédio pertence ao Conjunto Urbano Avenida Afonso Pena e Adjacências, que é protegido desde 1994. E, desde 2000, o edifício possui uma proteção por Registro Histórico Documental pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH.

Com isso, qualquer obra que for realizada deve respeitar as diretrizes de proteção do Conjunto Urbano da Avenida Afonso Pena. Se houver intenção de alterar as características originais, é necessário elaborar e apresentar à prefeitura um Registro Histórico documental, que fica sob a guarda do Arquivo Público da cidade e disponível para consulta pública.

Com vista privilegiada para o Parque Municipal, localizado na Avenida Afonso Pena, o prédio do antigo Othon Palace vem se preparando para receber um novo conceito de ocupação. E isso já pode ser visto na fachada, que revela algumas pistas de como será o futuro daquele local. “Em breve, a cidade ganhará de volta um ícone da arquitetura de Raul Lagos Cirne totalmente revitalizado”, diz o letreiro em um dos tapumes na entrada do prédio.

A construção, que faz parte da história da capital mineira, está prestes a ganhar uma nova identidade, com o nome de Afonso Pena 1050, um projeto de revitalização do antigo prédio que, a partir de estudos e pesquisas, visa atender as necessidades dos tempos atuais.

Valorização da arquitetura original, respeito pela história do edifício e a conexão com a cidade conduzem o projeto de adequação à legislação vigente. Dessa forma, o prédio será transformado em um edifício de uso misto, abrigando: Diferentes modalidades de ocupação; Áreas comuns; Pontos comerciais; Coworking; Espaço para eventos; Rooftop com piscina e outras novidades.

O Afonso Pena 1050 é assinado pela Play Arquitetura, em parceria com a Ar.Lo Arquitetos. As obras de instalação e adaptação do Afonso Pena 1050 serão iniciadas após aprovação do projeto e trâmites legais

A expectativa é que o Afonso Pena 1050 fique pronto em um ano  após o início das intervenções. Segundo a empresa, será disponibilizado um site com todas as informações sobre o lançamento.

*Coluna Minas Turismo Gerais  Jornalista  Sérgio Moreira@sergiomoreira63     Informações para sergio51moreira@bol.com.br

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN