Nova Rua Sapucaí vai surgir em 300 dias
A via será entregue ao lazer dos que buscam cultura e gastronomia. Os turistas terão a oportunidade de apreciar a vista de uma fase história da capital mineira
06-06-2024 às 08h:30
Direto da Redação
Uma nova Rua Sapucaí deve surgir dentro de dez meses, em Belo Horizonte, quando se encerrarem as obras que a Prefeitura Municipal da capital vai iniciar hoje, 06 de junho, quando a via será interditada totalmente, entre a Avenida Assis Chateaubriand e a Rua Tabaiares.
A Sapucaí será requalificada, uma boa obra da administração pública, demonstrando ter reconhecido o charme dela, com o comprido balaústre da Estrada de Ferro Central do Brasil, de uma BH antiga, quando o trem de ferro era o principal meio de transporte terrestre.
Até a década de 1970, um trem de ferro saía de Salvador, na Bahia, entrava por Minas Gerais a partir de Monte Azul, passava por Montes Claros, Corinto, Curvelo, Sete Lagoa e em Belo Horizonte transmudava no trem Vera Cruz, movido a eletricidade, até o Rio de Janeiro.
A Rua Sapucaí sempre foi uma válvula de escape para os ônibus lotação que fazem a linha Centro da cidade bairros que tanto podem ser da Região Leste como da Região Norte de BH, num movimento constante.
Ontem foi o último dia dela como via de trânsito porque a partir de hoje tudo vai mudar e a Sapucaí vai cumprir a sua sina de via de lazer, com opções gastronômicas e com uma vista peculiar dos prédios do Centro da cidade.
Talvez, se o jornalista e escritor Roberto Drummond ainda estivesse no meio de nós, ele ficasse enciumado com o destaque dado à Rua Sapucaí, o que evidencia a perda de atração da Savassi dele, pela qual cantou em prosas e versos.
Serão 300 dias de intervenções que vão custar R$ 4,7 milhões do chamado Recursos Ordinários do Tesouro (ROT). O projeto vai ser executado pela Conata Engenharia, vencedora da licitação da prefeitura.
A intenção da PBH, que merece aplausos, é destacar o corredor cultural e gastronômico nascido espontaneamente, e de onde se pode apreciar o mural de grafites belo-horizontinos.
A rua vai ganhar equipamentos urbanos, jardins, mesas e cadeiras, banheiros públicos, quiosques e uma arquibancada para apreciação da vista. Uma ciclovia também está na proposta do projeto.
De hoje em diante o deslocamento dos veículos será pelo viaduto Santa Tereza, Avenida Assis Chateaubriand, virar na Avenida Francisco Sales e acessar a Rua Sapucaí e Avenida do Contorno.
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