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Carnaval de Diamantina 2025 em ritmo acelerado - créditos: divulgação
15-02-2025 às 09h19
Sérgio Moreira*
As festas de Carnaval por todo país prometem aquecer a econômica e o turismo nacional. Para 2025 é esperado um faturamento de R$ 12,03 bilhões, tornando esta edição a mais lucrativa, desde 2015. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que estima um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Entre os setores que mais devem movimentar a economia no período, está o de “Bares e Restaurantes”, com projeção de faturar R$ 5,4 bilhões, seguidos pelo “Transporte de passageiros” (R$ 3,31 bilhões) e “Hospedagem” (R$ 1,28 bilhão). Juntos, esses segmentos responderão por 83% da receita gerada pelo turismo durante a folia.
Segundo a CNC, a alta na projeção da época carnavalesca deste ano está na expectativa da entrada de turistas internacionais no Brasil. A previsão é de que serão 868,4 mil visitantes vindo de fora do país, superando o recorde de 2018 e maior do que o registrado em 2024, quando foi registrado 833,3 mil turistas.
Para milhares de brasileiros, o Carnaval é uma oportunidade de renda extra impulsionada pela movimentação turísticas e pela oferta de empregos temporários. Ainda de acordo com a CNC, a expectativa é que sejam criadas cerca de 32,6 mil vagas no período, com maior concentração em bares e restaurantes (22,85 mil), hospedagem (4,06 mil) e transporte (3,31 mil). Após a folia, cerca de 7% dessas vagas podem se tornar efetivas, garantindo melhores condições de trabalho ao profissional que se destacar.
Com a proximidade da festividade que este ano será em março, a movimentação na rede de hotéis em destinos tradicionais já está elevada. No Rio de Janeiro, 87% dos quartos devem estar ocupados, conforme estimativa do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da cidade (HotéisRIO). Em São Paulo, a média deve ficar em 73%, com algumas cidades do Litoral Norte, como Caraguatatuba, e da Baixada Santista, como Itanhaém, operando com lotação máxima, de acordo com as prefeituras.
Em Minas Gerais, a expectativa é de um aumento de 40% no faturamento da rede hoteleira. A procura por hospedagem em Belo Horizonte, impulsionada pelo fortalecimento do Carnaval na cidade, é alta desde janeiro. Durante coletiva de imprensa no dia 11 de fevereiro, organizada na pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), Flávia Araújo Badaró, divulgou dados que reforçam a consolidação da capital mineira como um dos principais destinos de Carnaval do país.
“A ocupação hoteleira já está chegando a 90% na região Centro-Sul de Belo Horizonte e na região da Pampulha está em torno de 60% com uma expectativa maravilhosa de crescimento”, revelou. “Diferentemente do ano passado, em que os hotéis lotaram em cima da hora, neste ano, estamos percebendo que os foliões estão se programando com mais antecedência”, acrescentou a presidente da ABIH-MG.
Durante o encontro na sede da CDL-BH, que contou com a participação de representantes do Governo de Minas, da prefeitura, da sociedade civil organizada e das forças de segurança do Estado, também foi apresentada uma pesquisa realizada com empresários da capital mineira de diferentes ramos, como o comércio, mercados e padarias, hotelaria, bares e restaurantes. De acordo com o levantamento promovido pela CDL-BH, 60% dos entrevistados têm expectativa de crescimento das vendas neste ano.
Os lojistas acreditam que os produtos com maior saída neste Carnaval serão vestuário (29,3%), bebidas não alcoólicas (26,5%), bebidas alcoólicas (24,9%), adereços (19,9%), lanches (19,3%) e fantasias (9,9%).
“O sentimento de positividade dos empresários aumentou em 19% em relação ao ano passado. O ticket médio esperado é de R$ 89,60 por produto, com expectativa de que cada consumidor adquira até dois produtos, chegando a um valor que é 42% melhor que o do ano passado”, comentou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
No segmento da hotelaria também há expectativa de aumento do ticket médio em 30% em relação a 2024, com diárias em torno de R$ 501,55. Os entrevistados esperam uma estadia média de quatro diárias e, com isso, o investimento dos turistas pode ultrapassar os R$ 2 mil. A previsão é que o Carnaval deve movimentar R$ 1 bilhão na economia da capital mineira.
A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, pontuou que esses números demonstram o impacto positivo das políticas públicas voltadas ao fortalecimento e promoção do Destino Minas Gerais.
“Eles denotam com muita segurança que a política pública que vem sendo desenvolvida para a promoção do Destino Minas Gerais está se consolidando. A expectativa para este ano é de um crescimento de 10% no número de foliões em relação a 2024, e tudo isso é fruto do trabalho concatenado entre todas as secretarias, forças de segurança do Estado, sempre em diálogo com a prefeitura e demais parceiros”, ressaltou.
No Pará, os municípios do interior serão os principais destinos, com ocupação variando entre 85% e 100%, conforme o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado (SHRBS-PA).
No Nordeste, Salvador já registra 75% de ocupação hoteleira em janeiro, impulsionada pelas festas pré-carnavalescas, e deve manter ou superar esse índice nos dias oficiais da folia. Em Natal (RN), a ocupação hoteleira deve atingir 85%, um crescimento de 4% em relação ao ano passado e em Recife (PE), a expectativa o que 96% dos quartos de hotéis sejam ocupados.
Campanha para preservar monumentos históricos no carnaval
O carnaval em Minas Gerais está em destaque entre os melhores do Brasil, os municípios estão organizando o carnaval que será de 1 a 4 de março, com algumas cidades com a folia até o dia 5 de março. São esperados nas cidades mineiras turistas do estado, de outras partes do país e do exterior. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), promove a campanha #BrinqueePreserve para o Carnaval 2025. O objetivo é sensibilizar os foliões para a preservação dos patrimônios durante as tradicionais festividades que acontecem em ruas, praças e espaços localizados em núcleos históricos ou em suas áreas de entorno, onde existem bens culturais protegidos.
A campanha consiste na ampla divulgação de peças gráficas nas redes sociais e também no site do Iepha-MG. O material traz imagens do Carnaval e texto com mensagens descontraídas que fazem referência a letras de canções e marchinhas de Carnaval.
A chama atenção para a importância dos núcleos urbanos reconhecidos como patrimônio, os quais são locais de referência de moradores e visitantes, que contam com opções de comércio, lazer, encontros e confraternizações. Em Minas Gerais, a riqueza arquitetônica e cultural encontrada nas praças, igrejas e casarões seculares atraem pessoas de todas as regiões, tornando o Carnaval mineiro um dos mais singulares e tradicionais do Brasil.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br