BR-040 ganha nova concessionária
A expectativa de Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT é assegurar “uma rodovia mais fluida e segura, modernizando e melhorando a infraestrutura viária da região
06-07-2024 às 09h:09
Direto da Redação
Enfim, se acabou a pendenga judicial com a Via 040, com o fim de uma liminar que a concessionária da rodovia cobrava pelo pagamento de uma outorga. A EPR Via Mineira e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) assinaram o contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora
Denominada EPR Via Mineira, a nova concessionária poderá iniciar operações no trecho da rodovia em até um mês. Vai administração 232 km da rodovia. Será responsável pela manutenção e as obras pelos próximos 30 anos.
Já nos próximos dias, a concessionária começará a operar a partir da requalificação do asfalto e da sinalização. A expectativa de Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT é assegurar “uma rodovia mais fluida e segura, modernizando e melhorando a infraestrutura viária da região, oferecendo aos usuários mais eficiência e conforto no trajeto", disse.
O que a concessionária deve fazer logo: recomposição da sinalização; 164 quilômetros de duplicações; 42 quilômetros de faixas adicionais; 15 quilômetros de vias marginais; 47 dispositivos e interseções (novos e remodelados); 39 obras de arte especiais (pontes, viadutos, etc); 14 quilômetros de ciclovias; 57 pontos de ônibus; 11 passagens de fauna; 3 praças de pedágio; 8 passarelas; construção de um ponto de parada de descanso para caminhoneiros; adoção de tecnologia iRap de segurança viária; instalação de iluminação por LED em pontos críticos e zonas urbanas visando a redução de roubos de carga.
Após o fiasco da experiência do ano passado, o passo do governo federal para a privatização da BR-040 foi importante e criou grande expectativa. O trecho foi concedido à Via 040 há uma década, mas a empresa alegou inviabilidade financeira para manter a administração e solicitou a devolução da estrada ao poder público.
Esse trecho possui 232 km, e uma história. O traçado corresponde ao Caminho Novo aberto no século XVIII, segundo a Wikipedia. Foi retificado em 1930 e alcançou a capital mineira. Em 1 de fevereiro de 1957 foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek. Foi duplicada em 1982, trecho Belo Horizonte trevo da BR-356 (para Ouro Preto), “de Alfredo Vasconcelos até Serra da Mantiqueira, próximo a Santos Dumont, passando por todo por território de Barbacena e alargada até Juiz de Fora, exceto trechos em pontes e viadutos, sendo que desde meados da década de 1990 diversos trechos estão sendo duplicados”.
A ligação entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte, o correspondente a 90 km, é considerada a mais perigosa. Mas o trecho tem outros pontos, como a Curva do Ribeirão do Eixo (km 588), o Viaduto do Túnel (km 756), entre outros. A parte da estrada considerada mais perigosa são os 90 km que ligam Conselheiro Lafaiete à capital mineira.
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