Português (Brasil)

A festa do maior queijo do mundo

A festa do maior queijo do mundo

O queijo começou a ser partido logo depois de consumado o fato de Ipanema ter batido o recorde de si mesma, com o maior queijo do mundo. Recorde difícil de ser batido.

Compartilhe este conteúdo:

05-06-2024 às 9h:10

Direto da Redação

Se o leitor do Diário de Minas quiser saber em quanto tempo um queijo pesando 2.870 quilos – o maior do mundo, em Ipanema, no Vale do Rio Doce – foi consumido por uma multidão de 20 mil pessoas, a resposta está com Caio Linhares ou Paulo Augusto, do Laticínios Duluiz Indústria de Lácteos Ipanema Ltda, empresa que participou ativamente da 14ª Festa do Queijo, organizando a maior queimadinha do mundo – além de deliciosa.

Será que o leitor com quem trato imagina em quanto tempo um queijo desse tamanho e pesado desse jeito é consumido? Quem não participou dessa festa e está a ler estas linhas pode até imaginar esse ato como uma versão da partilha do pão, porque o queijo começou a ser partido logo depois de consumado o fato de Ipanema ter batido o recorde de si mesma, com o maior queijo do mundo.

Pelo que Caio me contou pelo celular, a consumação aconteceu às 14h e então começou a distribuição do queijão na medida que uma espécie de serrote, era utilizado para serrar os pedaços e irmãmente foi todo distribuído até às 18h.

Foi a festa mais doce do mundo. Enquanto o queijo se exibia todo serelepe como a maior atração, corriam lado a lado maior doce de leite, a maior queimadinha e, pela primeira vez, o maior pão de queijo feito no planeta.

Já imaginou o maior pão de queijo do mundo, só para se ter uma ideia, é algo mais que uma bola de futebol, porém mais pesado, 4,30 quilos. O pão de queijo também foi distribuído e sobraram só as fotografias que Paulo Augusto enviou para ilustrar o texto e comprovar que, certamente, não é mania de grandeza de Ipanema, mas uma marca que pode girar o mundo inteiro.

Haja vaca para tanto leite gasto pelo “Laticínios Dois Irmãos” para produzir o queijão. No total foram usados 28 mil litros de leite, a fim de quebrar o recorde do ano passado, quando foram utilizados 26 mil litros. Ano passado, o queijão pesou 2,7 mil quilos e havia a expectativa de superar a marca. Mas não só superou, foi além do que se esperava.

Para o vice-governador Professor Mateus a Festa do Queijo de Ipanema é de grande importância no calendário de eventos de Minas Gerais. Como destacou, dois eventos se juntam, a agropecuária e a gastronomia.

“Para nós é uma alegria saber que Ipanema vem se destacando em tantos setores. Essa é uma festa muito bacana, que celebra, de uma só vez, duas das marcas mais relevantes de Minas Gerais”, ele disse.

Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participou da pesagem e da partilha dos produtos para os turistas e moradores. A Praça da Paz, no Centro de Ipanema, ficou lotada.

“Ter a Festa do Queijo no nosso calendário é muito importante, pois ela sintetiza muito Minas Gerais, com o maior queijo, o maior doce, a maior queimadinha, e agora o maior pão de queijo.  É a certeza de sucesso, porque mexe os nossos corações”, exaltou.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN