Português (Brasil)

Os remédios estão é nas frutas, legumes e verduras

Os remédios estão é nas frutas, legumes e verduras

Ele não está interessado em “aparecer”, pediu anonimato. Quer só prestar serviço e alertar as pessoas para investirem na alimentação para economizar o médico, a farmácia e o hospital

Compartilhe este conteúdo:

29-04-2024 às 10h:31

Bento Batista*

Ele falava do tema saúde, sobre a necessidade de a gente investir na alimentação para economizar o médico, a farmácia, o hospital e o laboratório. Falava da importância de os cidadãos se ocuparem com a qualidade do que comem no dia a dia. Dizia sobre o quanto é necessário saber o que contém nos alimentos.

Foi, então, que pedi para citar exemplos.

O camarada pediu para não ser identificado, disse:

- Quem tem o costume de pesquisar sobre a propriedade do alimento que consome, sabe o quanto é bom comer frutas, legumes e verduras. A gente precisa ter inteligência também para comer, afinal, saco vazio não para em pé. O ideal é que todos tivessem acesso aos alimentos e não existisse fome no nosso meio.

- Você tem um bom discurso, mas segue o aconselhamento que faz no dia a dia? – perguntei.

- Sigo – ele se apressou em responder e eu emendei outra pergunta:

- Como é o seu café da manhã? – ele me olhou de soslaio certamente achando que eu quisesse pegá-lo em algum ponto. Disse:

- Meu café da manhã é à base de frutas. Mas, antes de qualquer coisa, bebo um copo duplo de água em jejum. Se as pessoas soubessem o quanto é bom para a saúde ingerir um copo duplo de água em jejum, quem assim não faz vai adotar a partir de agora, porque evita uma quantidade enorme de doenças.

- Faz sentido – eu interferi na narrativa, e ele a retomou em seguida:

- Dou um tempo de 15 minutos a meia hora e depois como pedaços de quantas frutas tiver na fruteira. Até exagero. Cinco, dez, doze...

- Isso tudo?!

- Sim – ele respondeu e continuou a narrativa:

- Junto a todas as frutas uma porção de açafrão da terra, com uma pitadinha de pimenta do reino em pó, que potencializa o açafrão 20 vezes, segundo estudos; mais aveia, mel...

- E o que mais?

- Ia me esquecendo: junto à castanha do Pará, noz, castanha de caju e amêndoas. Para facilitar, às vezes ponho tudo no liquidificador e tomo aquela delícia todos os dias. Já faz décadas. E agora estou colhendo os resultados do investimento que faço, mais barato do que pagar mensalmente um plano de saúde para não precisar usá-lo.

- Consumir só frutas resolve?

- Não, claro que não! É necessário alimentar também de legumes e verduras em quantidade. Principalmente as verduras de verde mais intenso, como por exemplo, a couve e o espinafre. Não é à toa que o Popeye ingeria boa quantidade de espinafre,  potencializa de fato o organismo de quem o consome.

- E mais o que faz para manter a saúde em dia?

- Consumo dois litros de água por dia, faço exercícios físicos e ando. Ando quilômetros. Durmo cedo e bem, durante oito horas por noite. E porque durmo cedo acordo cedo a tempo de ver o nascer do dia. Basta abrir a janela e observar o nascimento do sol por detrás da Serra do Curral.

- Faz tudo isso logo cedo, religiosamente?

- Sim, religiosamente, porque na verdade o meu primeiro pensamento ao acordar é de gratidão a Deus por mais um dia, e agradecimento pelo dia que passou. Peço bênçãos para uma pá de gente e depois disso que o meu dia começa de fato.

- Pelo visto, ocupa-se bem de si mesmo.

- Se eu não fizer isso, quem fará por mim?

- Ninguém. E como última pergunta, você toma algum remédio?

- Vários, mas, eles não estão na farmácia e sim nos sacolões e no Mercado Central de BH.

*Jornalista e escritor

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN