Português (Brasil)

Pontos marcantes da entrega de Medalha da Inconfidência

Pontos marcantes da entrega de Medalha da Inconfidência

Ouro Preto (MG) recebeu ontem público extra para a entrega da Medalha da Inconfidência Mineira, da qual o ex-presidente FHC, que receberia o “Grande colar”, não compareceu

Compartilhe este conteúdo:

22-04-2024 às 11h:07

Direto da Redação

Acontecimentos que chamaram a atenção do público, neste domingo, 21, em Ouro Preto, durante a solenidade de entrega da Medalha de Inconfidência Mineira. A ausência do ex presidente duas vezes, Fenando Henrique Cardoso, que receberia o Grande Colar, mas devido a problemas de saúde, aos 92 anos de idade, ele não pôde comparecer à solenidade. Noutra data, ele virá receber a homenagem das mãos do governador Romeu Zema (Novo).

Outro acontecimento que chamou a atenção do público, foi o reconhecimento da poetisa Bárbara Heliodora, “heroína da Inconfidência Mineira”, que até o dia 20 de abril não integrava o Panteão dos Inconfidentes. Uma porção de terra do túmulo dela, em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, foi colocada no Panteão dos Inconfidentes, no espaço de memória, neste 21 de abril.

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, pois este era o nome dela completo, participou ativamente da nossa história, ao lado de inconfidentes, como Tiradentes e o marido dela Alvarenga Peixoto.

O equívoco cometido pelo representante do governo de Minas, ao dizer em discurso que o Plano Real foi uma invenção do ex-presidente FHC. No que ele foi corrigido pelo prefeito de Ouro Preto, jornalista Ângelo Oswaldo, que em seu discurso disse que o autor do Plano Real foi o mineiro Itamar Franco, de Juiz de Fora, em 1994.

O quarto acontecimento foi a homenagem prestada ao sargento Roger Dias, morto em janeiro, em Belo Horizonte, numa ação policial. Ele foi homenageado com a Medalha da Inconfidência, entregue à viúva Ana Clara, pelo governador Romeu Zema.

 A valorosa Marinha do Brasil também foi reconhecida, na solenidade em que o discurso do governador Zema foi elogiado pela abordagem sobre a mineiridade. Entregou a elevada comenda, nas pessoas do Almirante Lobo, CMG Lucena, CMG Aderne e o Sub Oficial Bizerril.

“Minas e os mineiros traduzem com esta distinção seu apoio e carinho por nossa Invicta Marinha do Brasil e sua gloriosa CFMG”, comentou o Técnico de Controle externo do TCMG, advogado e professor Paulo Roberto Cardoso.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN