Português (Brasil)

Saiu o edital para requalificar a Rua Sapucaí

Saiu o edital para requalificar a Rua Sapucaí

As intervenções serão feitas em 600 metros, da Avenida Assis Chateaubriand à Avenida do Contorno, lá do outro lado, onde os ônibus coletivos costumam seguir para os bairros.

Compartilhe este conteúdo:

18-04-2024 às 09h:00

Alberto Sena*

“Minha vida é assim, descer Santo Antônio para à Sapucaí ir”. Alguém já tratou de parodiar o dizer do poeta compositor Rômulo Paes, que dizia “Minha vida é essa, subir Bahia e descer Floresta”. Frase do amigo que o jornalista Cyro Siqueira, um dos profissionais mais entendido de cinema dos melhores tempos da mídia impressa, conseguiu imortalizar chumbada em ferro e para sempre ficar exposta na confluência da Avenida Álvares Cabral e ruas da Bahia e Guajajaras, em Belo Horizonte.

Rua Sapucaí vai passar por uma transformação que a deixará no ponto de vir a ser o melhor lugar, na parte Central de Belo Horizonte. Usada há anos como via de escape de ônibus do Centro para os bairros, vai ganhar os contornos culturais, gastronômicos e históricos, desde quando o escritor Fernando Sabino subia no arco do viaduto da Floresta.

Saiu publicada nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Município, a licitação para requalificar a rua, ao custo de R$ 4,6 milhões, obra prevista para ser realizada em 300 dias.

Morei ali nas imediações, no início da Avenidas Francisco Sales, na década de 1980, e ficava encantado com o panorama dali visto, com a linha férrea da Central do Brasil, quando dali partiam os trens Vera Cruz para o Rio de Janeiro, dando sequência a uma viagem que se iniciava em Salvador, na Bahia, com o “Trem do Sertão”, passando por Monte Azul e Montes Claros.

As intervenções serão feitas em 600 metros, da Avenida Assis Chateaubriand à Avenida do Contorno, lá do outro lado, onde os ônibus coletivos costumam seguir para os bairros. E quais obras são essas? Seguintes: Pavimentação de um plano único entre os dois passeios; ladrilho hidráulico e pedra portuguesa; implantação de ciclovia bidirecional e passagem de pedestres; Adequação do sistema de drenagem; mobiliários de bancos e cestos coletores metálicos; arquibancada mirante; arborização e paisagismo.

Conata Engenharia será a responsável pelo empreendimento porque venceu a licitação, mas terá a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A obra faz parte do programa “Centro de Todo Mundo”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O início das obras ainda não foi divulgado, mas de antemão é importante dizer que sobre a necessidade a Municipalidade cada vez mais abrir espaços para os cidadãos se encontrarem, a fim de se aliviarem do estresse do dia a dia.

*Editor Geral do DM

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN