Português (Brasil)

Pacheco e governadores discutem dívidas com a União

Pacheco e governadores discutem dívidas com a União

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) entrou com um pedido no STF para estender mais ainda o prazo para o fim da carência, devido a existência de fatos novos

Compartilhe este conteúdo:

15-04-2024 às 17h:20

Direto da Redação

Nesta segunda-feira,15, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco deve se reunir com os governadores do Sul e Sudeste brasileiros para discutir sobre as dívidas dos estados com a União.

No caso de Minas Gerais, que deve mais de R$ 165 bilhões, pelo menos em um ponto, o senador Pacheco e o vice-governador Mateus Simões, com quem esteve reunido semana passada, concordam, um desconto prêmio aos estados para abater parte da dívida com a União.

Certamente nesse encontro de hoje, haverá algum comentário a respeito do pedido protocolado pelo governador Romeu Zema junto ao STF – Supremo Tribunal Federal – para prorrogar por mais 180 dias, o prazo do fim da carência do pagamento da dívida.

Está virando uma lenga-lenga esta história da dívida do Estado que não foi o povo que fez e sim os governos anteriores e este mesmo, que também não pagou e agora está com a batata quem nas mãos.

Em nota, o governo mineiro argumentou o seguinte: “Neste momento, o Governo de Minas entende que, diante de novos fatos, sobretudo a negociação em curso com o Ministério da Fazenda para rever o formato de negociação das dívidas dos Estados com a União, é razoável que os prazos iniciais estabelecidos pelo STF sejam dilatados, evitando que o Estado seja penalizado enquanto avança em tratativas com a União para equalizar as contas públicas”.

Nessa semana que passou, o vice-governador Simões esteve em Brasília, quando entregou ao presidente do Senado sugestões para mudanças na proposta do Governo Federal. O governador Zema quer vincular a queda da taxa de juros a investimentos em infraestrutura, tais como estradas e saneamento básico. 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN