Enfim, sonho do Contorno de Minas Novas é concretizado
A ponte foi construída em 2003, mas ficou sem uso esse tempo todo porque a estrutura não estava ligada à rodovia, o que a tornou conhecida por “levar nada a lugar nenhum”.
24-03-2034 às 07h:57
Direto da Redação
Pode até parecer um sonho, mas depois de duas dezenas de anos, o chamado Contorno de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha (MG), foi, enfim, finalizado.
A obra foi reiniciada ano passado, em julho, a partir de um convênio do Governo mineiro e a Prefeitura do Município. Cerca de R$ 3,18 milhões foram aplicados ali. Além de um trecho contemplado pelo Provias, considerado o maior pacote de obras rodoviárias dos últimos dez anos.
O importante é que pronta a obra, a entrega está relacionada com a parte das intervenções de infraestrutura viária do Contorno de Minas Novas, que finalizou uma ponte de 150 metros e um quilômetro de pavimentação do trecho ligado à BR-367.
Por incrível que possa parecer, a ponte agora concluída foi construída desde 2003, mas ficou sem uso esse tempo todo porque a estrutura não estava ligada à rodovia, o que a tornou conhecida por “levar nada a lugar nenhum”.
A responsabilidade do trecho é do Município, nas imediações do Rio Fanado, afluente da margem direita do Rio Araçuaí e subafluente do poluído Rio Jequitinhonha.
Com o Contorno de Minas Novas as ruas estreitas e íngremes do histórico centro do município retira o tráfego de veículos de carga, causador de transtornos para população e condutores. Uma população estimada em mais de 30 mil pessoas será beneficiada com as melhorias.
Fundada em 1730, Minas Novas preserva a arquitetura do período Colonial Brasileiro, casarões históricos, igrejas centenárias, o chamado “Sobradão”, o seu símbolo da arquitetura histórica.
O Município possui riquezas outras, como o artesanato em cerâmica; a gastronomia e os eventos culturais diversos e religiosos durante o ano.
Quanto ao Provias, programa do Governo do Estado, conta com R$ 2,6 bilhões em investimentos nas rodovias onde estão sendo aplicados em 125 intervenções de Norte a Sul do Estado.
O programa é dividido em dois eixos: recuperação funcional para melhorar o pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentar e construir pontes para ligar as regiões mineiras mais importantes.
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