Português (Brasil)

Perdida a guerra contra dengue, 88 já morreram

Perdida a guerra contra dengue, 88 já morreram

Infelizmente, essa classificação “arboviroses” irá incorporar o dicionário de palavras novas dos mineiros – e por que não dizer dos brasileiros?

Compartilhe este conteúdo:

16-03-2024 às 08h:08

Direto da Redação

Colhemos o que plantamos, uns mais outros menos e ainda outros quase nada, porém, ao final, todos nós somos responsáveis por mais esta onda de calor, que, de troco, agravará em cerca de 20% as ocorrências em Minas Gerais. Destruímos o meio ambiente e vamos sofrer as consequências de nossa irresponsabilidade, por menor que seja.

Tempos atrás não tínhamos esse problema e agora, aí estão as consequências dos nossos atos. 88 mineiros foram abatidos pela dengue em menos de três meses. E veja o leitor deste DM, outros 350 óbitos estão sendo investigados, porque as vítimas podem ter sido mortas por doenças causadas pelo vírus transmitidos por mosquitos, tecnicamente chamadas de “arboviroses”.

Infelizmente, essa classificação “arboviroses” irá incorporar o dicionário de palavras novas dos mineiros – e por que não dizer dos brasileiros? – porque os mosquitos, comprovadamente, ganharam a guerra contra o combate deles e a própria Municipalidade se mostra derrotada. Cabe a ela, agora, buscar paliativos e assistir às vítimas que enchem as unidades de saúde.

Por mal dos pecados, como diriam beatas mineiras, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), instituição que devia ajudar no combate da dengue em Belo Horizonte, acaba por contribuir para o aumento das ocorrências.

Mas, alertada pelo advogado Kênio Pereira, que, inclusive, é colunista do Diário de Minas, o buraco aberto ali estava empoçando água havia dois meses. E Dinho Goodson, presidente da Associação dos Moradores, Comerciantes e Empreendedores do Bairro Cidade Jardim, agradeceu a intervenção do jornalista Almeida Neto e o advogado Kênio Pereira, que denunciaram o descuido.

Como disse o advogado, a Copasa cometia “Crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva previsto no art. 268 CP ao deixar um grande buraco com água parada, por dois meses, na frente do tradicional Colégio São Paulo”. Já corrigiu o problema.

Em Minas os mortos por Chikungunya somam 21. Mas 22 outras mortes são investigadas. Quanto à zika são 14 casos e investigados estão 122.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN