Português (Brasil)

O contador e o fim dos mandatos municipais

O contador e o fim dos mandatos municipais

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, discursou na abertura do 14º Fórum Mineiro de Contabilidade Pública

Compartilhe este conteúdo:

07/03/2024 às 10h:44

Direto da Redação

A importância da contabilidade foi o principal ponto destacado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, em seu discurso de abertura do 14º Fórum Mineiro de Contabilidade Pública. Principalmente neste ano de 2024, de eleições municipais e término de mandatos, enfatizou ele.

“Encerramento dos mandatos” foi o tema do fórum de promoção da Associação Mineira de Municípios (AMM), apoiada pelo TCE. O conselheiro Gilberto Diniz reconheceu o papel dos contadores “neste momento de transição municipal e na aplicação das regras e controles prudenciais de final de mandato”.

E ele disse: “Nós, agentes públicos, temos de ter consciência de que a nossa atuação é efêmera, e passageira. Uns ficam mais no serviço público, outros ficam por um ciclo menor, como aqueles que têm mandato. Então, nós trabalhamos para melhorar o serviço público prestado ao cidadão, e também devemos ter consciência de que as organizações públicas são perenes. Eu quero dizer, nós passamos, mas as organizações públicas permanecem para prestar serviços d

e boa qualidade a todos nós”, ressaltou o presidente do TCE.

À mesa de honra com Gilberto Diniz sentaram o coordenador das Áreas Técnicas da AMM, Guilherme Levy, com a assessora de Contabilidade e Controle Interno da AMM, Analice Horta e com a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), Suely Maria Marques de Oliveira, que também enalteceu o papel da categoria no desenvolvimento do serviço público.

Glória Aparecida Rodrigues dos Santos, presidente da Associação Municipal de Contadores Públicos (AMCP), nesse primeiro dia do fórum abordou o tema “Planejamento orçamentário e fiscal em final de mandato”.

Lucy Fátima de Assis Freitas, contadora membro do Comitê Permanente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abordou o tema “Demonstrações contábeis em final de mandato” e “A importância do controle dos restos a pagar em final de mandato”.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN