Português (Brasil)

Parece haver salvação para retirar do poço a Educação

Parece haver salvação para retirar do poço a Educação

Os 853 municípios mineiros participam do “Café com Prosa”, imbuídos da vontade de mudar para melhor o quadro educacional das crianças mineiras

Compartilhe este conteúdo:

05-03-2024 às 16h:24

Direto da Redação

Parece que ainda há salvação para retirar a educação escolar do poço em que se encontra, há vários anos a formar “analfabetos funcionais”. Isso a gente imagina com  base no tema geral da 9ª edição do Café com Prosa – “Gestão da Educação no ano de 2024” – em Belo Horizonte, evento da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

O objetivo é incentivar e fomentar as políticas públicas de educação, e o que se espera disso é que interrompa a escalada de  uma Educação mais ou menos, com aprovação de alunos de qualquer maneira porque o que vale são as estatistas, daí a fluência dos “analfabetos funcionais”.

Um dado importante é que os 853 municípios mineiros participam, seus parceiros e palestrantes imbuídos da vontade de mudar para melhor o quadro educacional. E segundo garante Igor Alvarenga, secretário de Estado de Educação, os resultados que Minas tem alcançado são animadores.

“Nós precisamos de ter formação e material pedagógico. E dentro desta linha, nós temos a Escola de Formação, que disponibiliza formação para a rede municipal, que nós queremos que vocês utilizem da melhor maneira possível. Queremos e estamos trabalhando para que Minas tenha um crescimento educacional com toda essa gama, rede municipal e estadual crescendo juntas”, disse o secretário.

O propósito, pelo que enfatizou ele, é zerar o analfabetismo, e nesse sentido, conta com apoio de todos os municípios e instituições parceiras juntas no “Compromisso Criança Alfabetizada”.

“Reforço o nosso compromisso com uma educação de qualidade em Minas Gerais. Temos muito que fazer, sabemos disso, pois os desafios são grandes, mas se fossem fáceis e poucos, outras pessoas já tinham feito. Mas hoje estamos unindo forças para dar os passos que faltam. Iniciamos o ano com outras ações que foram importantes como o alinhamento do Calendário Escolar e também contamos com várias instituições públicas, todos alinhados em prol de uma educação de qualidade e garantia de direitos para os nossos estudantes”, registrou Alvarenga.

Geniana Guimarães Faria, secretária adjunta de Educação abordou o tema “Programa Criança Alfabetizada” e sobre a adesão de 100% dos municípios, o que a deixou “muito feliz porque essa conquista é resultado do trabalho articulado do Regime de Colaboração”.

Mais de 1 milhão de estudantes, segundo disse ela, vão receber o material pedagógico que professores da rede dos municípios construíram; e mais de 57 mil docentes também.

A meta a ser alcançada é alfabetizar as crianças mineiras já no primeiro para o segundo ano, por meio da ampliação e aplicação na leitura e escrita, o que parece até um sonho, diante do quadro encontrado.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN