Português (Brasil)

Sonho de barragem no Rio Jequitaí pode se realizar

Sonho de barragem no Rio Jequitaí pode se realizar

O Consórcio Jequitaí venceu o leilão realizado na B3, em São Paulo, nesta sexta-feira, 01 de março, com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Compartilhe este conteúdo:

02-03-2024 às 08h:48

Direto da Redação

É possível que um sonho sonhado por décadas no Norte de Minas, o Projeto Hidroagrícola Jequitaí, vai se tornar uma realidade, já que o leilão que prevê a construção da tão almejada barragem foi realizado nesta sexta-feira, 01 de março, pelo governo federal, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na B3, em São Paulo. Contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O vencedor do leilão foi o Consórcio Jequitaí, constituído pelas empresas Fortaleza de Santa Terezinha, Agricultura e Pecuária S.A e a RG S.A, representado pela Planner credenciada, com valor de outorga de R$ 35 milhões. Essa foi a proposta única do leilão. O consórcio estará na área por 35 anos.

A obra é de grande importância para a região do Norte de Minas, com boas perspectivas de resolver os problemas da falta d’água porque significa a implantação de uma barragem de usos múltiplos que abastecerá de água até 19 municípios.

Evidentemente, um projeto desse porte já devia ter sido executado há muito tempo e a questão do abastecimento de água na região já estaria resolvida, mas a essa altura, o melhor é acreditar que desta vez o projeto será executado com a estimativa de gerar 100 mil empregos diretos e indiretos. Vai possibilitar o uso da irrigação para uma área de 23,7 mil hectares, com investimento de R$ 1,5 bilhão e com previsão de produzir 350 mil toneladas de alimentos.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN