Português (Brasil)

Palma tem prefeito cassado

Palma tem prefeito cassado

A acusação que resultou na cassação do prefeito foi feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Compartilhe este conteúdo:

18-02-2024 às 18h:38

Direto da  redação

Por “falsidade ideológica e crime de responsabilidade”, o prefeito de Palma, município da Zona da Mata mineira, Vinícius Finamore (PL), de 63 anos, foi cassado pela turma da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que o  condenou. Ele deverá cumprir um ano e sete meses em regime aberto, e pagamento de multa. Além de perder o cargo, ele fica com os direitos políticos suspensos por cinco anos.

A acusação que resultou na cassação do prefeito foi feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Finamore omitiu informações em documentos públicos durante o período pré-eleitoral em 2020.  

E mais ainda: o prefeito não cumpriu a lei ao contratar informalmente uma mulher para exercer a função de gari nos meses que antecederam as eleições municipais. As contratações informais durante o período pré-eleitoral são proibidas pela Lei Federal 9.504/1997.

Entre 1996 e 2000, Finamore foi prefeito de Palma e tentou ser de novo desde 2008 e só conseguiu em 2016 e foi reeleito em 2020, com 56,05% dos votos.

João do Capoeirão (Solidariedade), vice-prefeito assumirá o cargo no Executivo até o dia 1º de janeiro de 2025, quando o novo prefeito a ser eleito assumir o poder.

A Prefeitura de Palma, por meio de uma nota informa que "o prefeito Vinícius Finamore respeita o entendimento do TJ, mas não coaduna com a decisão", e por isso ele irá recorrer.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN