Português (Brasil)

Norte e Noroeste de Minas serão ligados

Norte e Noroeste de Minas serão ligados

Com as obras de melhoramento e pavimentação das rodovias MG-402 e MG-202, trecho Pintópolis - Urucuia, o Norte e o Noroeste de Minas resolvem uma pendenga de décadas

Compartilhe este conteúdo:

11-02-2024 às 7h:57

Direto da Redação

Enfim, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) dá mais um passo para contratação de obras de complementação dos serviços de melhoramento e pavimentação das rodovias MG-402 e MG-202, trecho Pintópolis - Urucuia, no Norte de Minas.

“Mais Construtora Ltda” é a empresa que apresentou a melhor proposta para os dois lotes, sendo R$ 27.306.386,23 para o lote 1 e R$ 65.748.419,13 para o lote 2.

O passo seguinte é analisar se a empresa, conta com as condições necessárias para efetiva contratação. Em seguida, o processo será homologado e após aprovado o DER-MG assina contrato e é dada a autorização para realizar o serviço.

A importância da obra pode ser medida pela quantidade de gente que será beneficiada diretamente, cerca de 100 mil mineiros, com a possibilidade de geração de 130 postos de trabalho novos na fase de operação dos serviços.

Faz-se necessário destacar que as obras no trecho Pintópolis - Urucuia irão integrar de vez as regiões Norte e Noroeste de Minas, os vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Sul da Bahia, o que será um facilitador para o escoamento de grãos produzidos nessas regiões.

As expectativas são maiores ainda, para depois de concluídas as obras, cerca de 100 mil pessoas deverão ser favorecidas diretamente com a pavimentação do trecho.

O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares sabe do que todos os moradores da região também sabem, “a pavimentação da MG-402 e MG-202 é uma obra esperada pela população do Norte de Minas há décadas”.

Os benefícios logísticos e também de segurança viária foram destacados pelo diretor, considerando que diminuirá “significativamente o tempo de deslocamento no trajeto até Brasília, que poderá ter uma redução de mais de duas horas”, disse ele.

Para deixar o leitor do Diário de Minas bem situado, Urucuia é um município com população estimada em cerca de 17 mil habitantes. “Águas Cristalinas” este é o significado de Urucuia na língua Tupi-guarani, podendo ser também “Águas Claras”.

O município é de grande atividade econômica tanto no setor agrícola como no pecuário, com 40 mil cabeças de gado. A relação do município é maior com outro chamado Unaí e com Brasília, devido à proximidade com o Distrito Federal.

O município de Pintópolis, localizado na Região Sudeste de Minas, tem pouco mais de 7,5 mil habitantes, a 45 quilômetros de São Francisco e a 78 de Urucuia, os mais próximos de Pintópolis. Concentra extração de carvão vegetal, agricultura e pecuária de gado de leite e corte.

É um município novo, criado pela lei estadual nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Pertencia a Urucuia. O nome do município é uma forma de homenagear o fundador da cidade, Germano Pinto.

Proprietário de grande pedaço do Cerrado, em agosto de 1964, Germano Pinto, então pecuarista e com 40 anos de idade, optou por transformar a fazenda “Riacho Fundo” numa cidade planejada do interior de Minas – algo semelhante aconteceu também com Burarama, Capitão Enéas chamada, foi planejada.

 
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN