Português (Brasil)

Quanto mais áreas verdes em BH, melhor

Quanto mais áreas verdes em BH, melhor

O Diário de Minas apoia a transformação da Mata do Clube Lareira, como é conhecida, em um parque ecológico, para o bem-estar dos moradores de Venda Nova

Compartilhe este conteúdo:

10-02-2024 às 8h:00

Direto da Redação

Um conceito mais moderno do que seja administrar uma cidade, nem tanto é fazê-la se expandir de modo a crescer urbanisticamente. Isso pode até dar a impressão de desenvolvimento. Mas não é.

O importante é criar o máximo de espaços para o bem-estar das populações, onde as pessoas possam se encontrar e respirar ar mais puro e sem o risco de serem apanhadas pelas rodas de um carro.

Ainda mais nesses tempos bicudos que estamos vivendo, com as mudanças climáticas dando a nós um aperitivo do inimaginável que possa vir por aí, o máximo de áreas verdes que o administrador puder deixar para as pessoas são como oportunidades de, na prática, cultivar o calor humano.

É com esse espírito que o vereador Wagner Ferreira (PDT), da Câmara Municipal de Belo Horizonte vem trabalhando. Ele é autor do Projeto de Lei 823/23, que “Declara o valor ecológico, paisagístico, cultural e comunitário da área conhecida como Mata do Lareira”.

São 35 mil metros quadrados de uma área do Bairro São João Batista, em Venda Nova, um lugar com nascentes, árvores e fauna diversificada que precisa ser preservada.

Há mais de uma década, essa área rica, dentro da cidade, vem sendo degradada, árvores de grande porte são suprimidas, queimadas e por último está sob ameaça se tornar mais um empreendimento imobiliário.

Os moradores da região estão empenhados em fazer dali um parque ecológico, o que casa com o projeto apresentado pelo vereador Wagner Ferreira, que, inclusive, promoveu recentemente uma audiência pública a favor de transformar a área em parque ecológico por parte da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

No projeto de lei, o vereador ressalta: “A população em geral da região é contrária a qualquer intervenção prejudicial na área, como construção de apartamentos, casas e loteamentos, e preza pela preservação e conservação do terreno, principalmente por se tratar de área já densamente povoada de Venda Nova”.

Para o leitor ter uma ideia da importância da mata referida, basta imaginar como o Parque Municipal é importante para a nossa capital ali preservado. Quantas gerações por ali transitaram?

Assim é para os moradores de Venda Nova, que na verdade é uma cidade dentro da capital, a importância da Mata do Lareira. Dentro da concepção mais moderna de administração seria o caso de o prefeito Fuad Noman (PSD) abraçar o projeto do vereador Wagner.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN