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Empresa faz de conta que cuida da BR-040

Empresa faz de conta que cuida da BR-040

Cobra R$ 6,30 para veículo de dois eixos (carros, caminhonetes, furgões) em cada uma das 11 praças de pedágio, para uma estrada que a última Pesquisa CNT considerou apenas regular.

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22-01-2024 às 07:27h.

Direto da Redação

Há nessas nossas Minas Gerais e no Brasil como um todo uma montanha de coisas que aqui acontecem e levam a gente a imaginar que não aconteça no exterior, em países mais evoluídos. E uma dessas questões é a cobrança de pedágio, por exemplo, na BR-040, em Minas Gerais.

Para chutar logo o balde, a 040 do modo que se encontra é pior do que as piores rodovias públicas e os usuários são obrigados a pagar pedágio desde 2014.

Cobra R$ 6,30 para veículo de dois eixos (carros, caminhonetes, furgões) em cada uma das 11 praças de pedágio, para uma estrada que a última Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ano passado considerou apenas regular.

Com todo o desserviço prestado, a empresa privada Via-040, ela ainda obteve lucro de 6,7% com o dinheiro dos pedágios.

Mesmo o trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete, de 66 quilômetros, que por causa das condições precárias recebeu em pesquisa os conceitos de regular, ruim a péssimo, tem contribuído com o elevado número de acidentes, com três vezes mais mortes do que a média da via.

Na realidade, a empresa faz de contas de que está fazendo alguma coisa na rodovia e um exemplo é uma pista comum com pequenos trechos duplicados, só que boa parte deles, como os usuários constaram, são simples incorporações dos acostamentos. Os tais acostamentos sumiram numa manutenção questionável.

Foram 1.645 acidentes, com 131 mortos e 2.084 feridos, segundo registrou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no período de janeiro a outubro de 2023, nos 850 quilômetros da BR-040, no tocante ao Estado de Minas Gerais.

Lá fora, nos países desenvolvidos, uma estatística como essa registrada pela PRF é equivalente às consequências de uma guerra.

Aqui para Minas Gerais, o trecho citado mata uma pessoa a cada 6,5 quilômetros. O CNT considera que o mais precário é três vezes mais mortal, com uma pessoa morta a 1,9 quilômetro, em média, nesse mesmo período. Só 32,5% das rodovias brasileiras são consideradas pela CNT como ótima e boa.

Claro que a Via-040 acha que tem as suas razões para fazer de contas que está cuidando da rodovia, dizendo que sofreu atrasos de licenças e até a degradação da economia brasileira contribuiu para que ela entrasse com pedido de rescisão amigável da concessão (relicitação), no ano de 20217, que teve encaminhamento três anos depois, em 2020.

Nisso a empresa obteve liminar na Justiça que dá a ela a autorização para continuar cobrando pedágio para manutenção da rodovia sem que tenha obrigação de fazer ampliações   

Precisa de exemplo maior do quanto aqui acontecem coisas que não deve acontecer em nenhum país desenvolvido? A essa altura, os 936,8 quilômetros da BR-040 deveriam ter sido duplicados 714 quilômetros, mais abertura de novas faixas foi só de 70,1 quilômetros, míseros 9,8%.

 

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