Português (Brasil)

Espaço B, de Diamantina, no “Encontros Literários”

Espaço B, de Diamantina, no “Encontros Literários”

Participam do festival escritores poetas compositores como Márcio Borges, Murilo Antunes, o cidadão mais montes-clarino nascido em Pedra Azul; ambos integrantes do Clube da Esquina,

Compartilhe este conteúdo:

13-01-2024 às 08:24h.

Alberto Sena*

A livraria Espaço B, de Beatriz (Bea) Santana, de Diamantina (MG) participa do festival “Encontros Literários”, promoção do Ministério da Cultura e Pomar Cultural, levando seis caixas de livros de grandes autores locais, mineiros, brasileiros e universais da melhor literatura, livros que fizeram do espaço dela o mais atrativo da região, terra onde nasceu um dos maiores presidentes da República do Brasil, JK.

Estão participando do festival escritores poetas como Márcio Borges, irmão de Lô Borges; Murilo Antunes, compositor dos integrantes do Clube da Esquina, o mais montes-clarino cidadão que conheço nascido em Pedra Azul, no chamado Baixo Jequitinhonha. Mais Fabrício Carpinejar, Teresa Cárdenas, Danilo Arnaldo e Jarid Arraes, que estarão em rodas de conversas deste festival, que tem por proposta ser itinerante, com o fito de privilegiar uma cidade histórica de Minas a cada ano.

Serro é a primeira a receber o festival que movimentará a cidade, dona de um charme particular criado pelo seu casario colonial, um dos lugares mais atrativos do Nordeste de Minas, famoso pela produção de queijo, o saboroso “Queijo do Serro”.

Neste ponto, se o leitor me permite, vou contar um fato ocorrido comigo no Serro, na década de 1980. Trabalhava com o Caderno Agropecuário do Estado de Minas e a missão era fazer uma reportagem de páginas centrais sobre o “Queiro do Serro”.

Depois de subir correndo as escadarias da Igreja (...) fomos – o motorista, o fotógrafo e eu – a uma fazenda a fim de surpreender os fabricantes de queijo. Lá chegando ficamos boquiabertos com a primorosa higiene como os queijos eram produzidos. No ambiente não se ouvia nem voo de mosquitos. E todos com vestimenta apropriada e máscaras.

Para Débora Coghi, diretora do evento, o festival “Encontros Literários” quer reunir escritores locais e de renome para mexer com a cadeia produtiva local, promovendo rodas de conversas com o público e entre os próprios convidados.

Mauro Ventura é o curador do festival, ele é jornalista e escritor, além de filho de Zuenir Ventura. É autor dos livros “O Espetáculo Mais Triste da Terra – O Incêndio do Gran Circo Norte-Americano”, vencedor do prêmio Jabuti, e da coletânea de crônicas “Por Ventura”, além de ser coautor de “Diário de uma Angústia – A Força da Escrita na Superação da Doença”.

Feita a apresentação, licença peço outra vez ao leitor para informar que dentre os livros que Bea – Beatriz Santana – levou para o Serro está o livro de minha autoria intitulado “Nos Pirineus da Alma”, sobre as nossas duas incursões ao Caminho de Santiago de Compostela, da França à Catedral espanhola, onde em companhia de Sílvia Batista, andamos 1.300 quilômetros, sendo 500 na primeira vez e 800 quilômetros na segunda. O livro mais que perpassa todos os segmentos humanos, o espiritual, o mental, o emocional e o físico. Vale o prazer de ler.

Neste final de semana, 11, até 14 e de 18 a 21, a programação prevê oficinas literárias, além das rodas de conversa, shows diários de encerramento do evento com nomes como Adriano Campagnani e Juarez Moreira, criador do aclamado álbum "Cine Pathé". A presença de músicos compositores como Márcio Borges e Murilo Antunes lembrarem os 50 anos do Clube da Esquina, comemorados em 2023 com o show “50 Anos da Música de Minas”, com o trio Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini, e o lançamento do documentário “Nada Será como Antes”, da diretora Ana Rieper.

*Editor Geral do DM

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN