Português (Brasil)

Minas é o maior produtor de café do planeta

Minas é o maior produtor de café do planeta

Sim. Se for considerado que o Brasil é o maior produtor do mundo, e Minas é o Estado que mais produz, a grandeza mineira justifica a ostentação do título acima

Compartilhe este conteúdo:

04-01-2024 às 08;48H.

Direto da Redação

O café é a segunda commodity mais comercializada no planeta Terra. E o Brasil, com 2.295 mil toneladas métricas, é o maior produtor, título que conquistou não agora, mas já faz 150 anos.

E puxando a brasa para a nossa sardinha, Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, seguido por São Paulo e Paraná. Para manter a brasa aqui nas Minas Gerais, as terras altas do Sul mineiro sempre foram vistas como as melhores para a produção de café.

Até surgir o “café do Cerrado”, que segundo os entendidos, passou a dividir a boa fama da bebida do Sul de Minas, inclusive com o tipo arábico, a produção mineira cresceu e é esse crescimento que mantém as lavouras do Cerrado numa posição em pé de igualdade com os melhores produzidos em terras mineiras.

No mercado internacional, o café produzido no Brasil desfruta do diferencial, em relação aos países também produtores, por usar o processo de deixar as cerejas de café secarem ao sol.

O portal chamado Socientífica acaba de publicar uma pesquisa dos dez maiores produtores de café no planeta. A Guatemala, com 204 mil toneladas métricas ocupa o décimo lugar.

Dentre os dez maiores produtores, o que mais se aproxima do Brasil, é o Vietnã, com 1.650 mil toneladas métricas. Para aquele país, o café é parte importante da economia, só fica atrás do arroz.

No caso de Minas Gerais, como o maior produtor do Brasil, o café certamente explica o jeito hospitaleiro dos mineiros ao receberem visitas. Raramente acontece na casa mineira de uma pessoa tomar café sozinha. As famílias tomam café juntas. “Passa lá em casa para tomar um café” – é uma das frases clássicas dos mineiros.

O café, além de tudo, desfruta a fama de uma bebida socializante, porque serve, inclusive, como pretexto para uma conversa. “Vamos ali tomar um cafezinho”? Quem nunca

Daí o fato de o café ser a segunda commodity mais consumida no planeta, ficando atrás só do petróleo, que tende a ter o consumo reduzido ao longo do tempo para o bem da qualidade atmosférica da Terra.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN