Português (Brasil)

Chove em BH como nos bons tempos chuvosos

Chove em BH como nos bons tempos chuvosos

Ao meio-dia e meia, o tempo fechou de novo e a chuva caiu, o que foi muito bom. Mas a gente percebe que estão diferentes dos anos anteriores, devido às mudanças climáticas

Compartilhe este conteúdo:

03-01-2024 às 14:34h.

Direto da Redação

Chove torrencialmente em Belo Horizonte como nos bons tempos chuvosos, mas na base da pancada. A primeira pancada da manhã de hoje caiu pouco depois das 9h e durou 45 minutos, e daqui, da Redação do Diário de Minas, enquanto escrevia estas linhas, escutava o ruído gostoso, calmante, dos pingos sobre a copa das árvores do parque Santo Antônio, criado pelo amigo recém falecido, jornalista Paulo Emílio Coelho Lott, quando ocupou o cargo de secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, na administração Célio de Castro.

O cinza tomou conta do horizonte de modo a cobrir os prédios. Às 9h45, a chuva diminui de intensidade, mas continuou a cair chuviscos. E ao parar, o tempo antes fechado abriu e ficou parecendo nada ter acontecido. Mas ao meio-dia e meia, o tempo fechou novamente e a chuva caiu, o que foi muito bom. E até às 13h45 caíam chuvisco.

Sem chuva não é possível viver neste planeta fadado a esquentar devido à improvidência humana. O que se tem a fazer, em matéria de meio ambiente, é correr contra o prejuízo porque o mal que já foi feito, como se diz, não está por fazer, e as consequências aí estão com as mudanças climáticas.

No caso da capital mineira, a Defesa Civil Municipal relaciona três regionais que precisam ficar alertas quanto aos riscos geológicos. São as regionais Noroeste, Pampulha e Venda Nova.

Segundo a Defesa Civil, estão previstas pancadas de chuva entre 30 e 50 mm até às 8h de amanhã, quinta-feira, 4. O temporal pode ser acompanhado de raios e rajadas de vento de 50 km/h.

A Defesa Civil alerta as três regionais porque considera forte o risco com a previsão de chuva de até 70 mm nessas regiões, dentro de um intervalo de 72h.

Fornecido pela Defesa Civil, choveu em cada regional até essa terça-feira, 2, o seguinte: Barreiro: 50,8 (15,4%), Centro Sul: 45,0 (13,6%), Leste: 23,2 (7,0%), Nordeste: 26,2 (7,9%), Noroeste: 91,6 (27,7%), Norte: 25,0 (7,6%), Oeste: 48,0 (14,5%), Pampulha: 122,4 (37,0%), Venda Nova: 62,8 (19,0%). Média Climatológica - Janeiro 330,9 mm.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN