Português (Brasil)

No último dia do ano, Sigma embarca 22 mil/t de lítio

No último dia do ano, Sigma embarca 22 mil/t de lítio

A CEO Ana Cabral assegura que com taxas de operação nesses níveis o embarque de 22 mil toneladas/mês ao longo de 2024 será normal, com uma produção anualizada de 270 mil toneladas.

Compartilhe este conteúdo:

03-01-2024 +as 06:36h.

Direto da Redação

A última remessa lítio do ano de 2023, a Sigma Lithium, empresa instalada no Vale do Jequitinhonha, em Araçuaí e Itinga, acaba de embarcar pelo porto de Vitória (ES). Foram 22 mil toneladas de concentrado de lítio que tem como destinatário a Glencore. Este é o quinto embarque feito pela empresa no ano passado.

Como estabelece a negociação, 50% do valor total a Glencore pagará o valor equivalente ao quinto embarque quando terminar o carregamento, o que “reflete um preço prêmio provisório para a única companhia no mundo a produzir concentrado de lítio quíntuplo zero”, como afirma a Sigma em nota.

Assim, a empresa afirma completar “incrível jornada ao longo dos últimos 12 meses, partindo do comissionamento da britagem, em dezembro de 2022, no cronograma e no orçamento, até alcançar os níveis de produção em sua planta “greentech” de concentrado de lítio, em dezembro deste ano.

A CEO Ana Cabral assegura que com taxas de operação nesses níveis o embarque de 22 mil toneladas/mês ao longo de 2024 será normal, com uma produção anualizada de 270 mil toneladas.

Ela reconhece que a empresa possui “um time resiliente”, por anos trabalhou na missão de “apoiar a revolução do veículo elétrico entregando o material de lítio mais sustentável no mundo”.

Ana, com o seu jeito fácil de falar e expresso mais ainda pelos gestos, chegou à conclusão de ter se tornado “uma melhor versão de nós mesmos, transformando as vidas das pessoas em torno de nós, provendo empoderamento econômico, inclusão e cidadania”.

Ela assegura estar fazendo “as fundações para a prosperidade comum onde os metais, a mineração e a indústria metalúrgica estão fortemente apoiadas pelas comunidades como direcionadores de inovações tecnológicas e ambientais, bem como de uma mudança social positiva”.

A diretora de Relações Institucionais, Lígia Seca, lembra que “há mais de 13 mil pessoas nas comunidades que estão sendo beneficiadas pelos investimentos realizados pela Sigma Lithium. Continuamos a investir fortemente em tecnologia para produzir o nosso concentrado de lítio em harmonia com a natureza”.

“Estamos orgulhosos do trabalho do time no site ao longo deste ano e confiantes do que faremos em 2024”, é o que diz Matthew DeYoe, EVP de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento Estratégico. “A produção sustentável na capacidade prevista é o último passo para que se ganhe confiança no sentido de que as operações da Sigma completaram o processo de “ramp up”, como ele afirmou em entrevista concedida à revista Brasil Mineral.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN