Português (Brasil)

Morada Nova de Minas e a produção de tilápias

Morada Nova de Minas e a produção de tilápias

O município produz de 1,5 mil a 2 mil toneladas de tilápias por mês. É a maior produtora do Estado e a segunda maior do Brasil. E a tendência é crescer ainda mais

Compartilhe este conteúdo:

02-01-2024 às 17:07h.

Direto da redação

O consumo de peixes é importante na alimentação porque são ricos em proteínas e de alto valor biológico, ferro de boa disponibilidade, zinco e vitamina B12, e com uma vantagem, têm baixo teor de gorduras saturadas e calorias.

E por que o Diário de Minas está tratando do assunto? Simplesmente porque Morada Nova de Minas, na região Central do Estado, se destaca na produção de tilápias, que, sem dúvida, é uma delícia. Acontece que a região é possuidora de boas características para tal, como qualidade da água e inverno curto e nem tão frio.

O município produz de 1,5 mil a 2 mil toneladas de tilápias por mês. Na verdade, são produzidas todo mês uma montanha de tilápias, o que torna Morada Nova de Minas a maior produtora do Estado e a segunda maior do Brasil. Importante é que as estimativas relacionadas à produção são altamente positivas, com crescimento esperado de 5% na produção.

Outro destaque é que o município concentra boa quantidade de frigoríficos. Lá estão sete e ainda vêm sendo construídos outros, o que anima bastante os produtores porque não têm dificuldades em colocar no mercado as tilápias que produzem. E a prefeitura planeja, inclusive, a criação de um parque industrial para atender a demanda por tilápias, com frigoríficos e graxarias. Tudo que é produzido tem saída fácil, conforme dizem os produtores.

“A cada ano, a atividade cresce. A alta só não é maior devido à incerteza que afeta a decisão do produtor em relação ao comportamento do mercado. Vimos o consumo de carnes bovina caindo e o consumo da carne suína está começando a se recuperar. Apesar de nos últimos dois anos a gente não ter enfrentado dificuldades na venda da tilápia, existe sempre o receio. Hoje, o tanto que produzimos é vendido”, diz o diretor da Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (Coopeixe), José Carlos Marques.

Para este ano que se inicia, é esperado o crescimento da produção, que, segundo ele, deve seguir a média dos anos anteriores, com aumento de 5%, o que é um estímulo aos produtores

As tilápias produzidas em Morada Nova de Minas são comercializadas no município e vendidas para fora, nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além de outros mercados. 

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN