Português (Brasil)

Ficção de George Orwell se realiza em BH

Ficção de George Orwell se realiza em BH

O Centro da Cidade acaba de ganhar 460 novas câmeras de monitoramento, em evento com a presença do prefeito Fuad Noman

Compartilhe este conteúdo:

21-12-2023 às 08:48h. 

Direto da Redação

Setenta e sete anos depois de o escritor inglês George Orwell ter escrito que chegaria a época em que a sociedade do futuro seria toda vigiada por câmeras, a profecia dele se consuma em Belo Horizonte, onde nesta manhã de hoje, 20, foram instaladas 460 novas câmeras (serão mais de mil em breve) no Centro da cidade, com a presença do prefeito Fuad Noman (PSD).

As novas câmeras fazem parte do “Programa Centro de Todo Mundo”, instituído pela Prefeitura de Belo Horizonte. Evidentemente, o objetivo é aumentar a sensação de segurança de quem transita pelas ruas do Centro de BH, principalmente nesse período natalino, quando o comércio ganha maior afluência.

“Nós teremos a cidade monitorada 24 horas por dia”, disse Fuad Noman.

Por enquanto, essa é a primeira fase; a segunda será no carnaval, e lá para o mês de julho será a conclusão para aumentar a sensação de segurança, e que a Polícia Militar e a Guarda Municipal possam ter visão imediata de eventuais problemas na cidade, como disse o prefeito.

O interessante é que o sistema de câmeras de monitoramento tem o adjutório da Inteligência Artificial (IA) que levará o operador a enxergar com mais rapidez eventuais desordem nas ruas do Centro de BH.

Com o poder de ampliar a capacidade e também a qualidades das imagens, as câmeras novas beneficiarão a limpeza urbana, a fiscalização, mais a mobilidade e o trânsito de veículos.

“Estamos dando um passo importante direcionado ao monitoramento inteligente, em que a experiência do operador e uma boa base de dados são aliadas aos algoritmos que nos enviam alertas, melhorando nossa resposta aos diferentes e diversos serviços prestados na cidade”, foi o que disse a diretora do Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), Geórgia Ribeiro.

Nem todas as pessoas sabem, mas a ficção está ligada ao futuro, e este é um grande exemplo disso. 77 anos atrás, a tecnologia não havia evoluído ao ponto de as pessoas comuns pensassem na realidade das câmeras de monitoramento.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN