Português (Brasil)

Encontro das gentes dos vales na Serraria

Encontro das gentes dos vales na Serraria

Uma oportunidade para o público conhecer mais um pouco da história dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões ricas em saberes e sabores.

Compartilhe este conteúdo:

16-12-2023 às 08:48h.

Direto da Redação

O “1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Culturas e Sabores” começou hoje, 16. O evento vai até amanhã, 17, das 9h às 20h, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (MG).

A realização do projeto é do Instituto Sociocultural Valemais, e o patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais. É no mínimo agradável um encontro desse, animado com música, artesanato, gastronomia.

“Este encontro inédito será uma envolvente imersão cultural e gastronômica. É uma oportunidade para o público conhecer um pouco da história dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões ricas em saberes e sabores. Também é um momento de reunir as pessoas que são de lá e que moram em BH e cidades vizinhas”, diz Gonzaga Medeiros, diretor executivo do Instituto Valemais, um dos produtores do evento.

Mais de 20 artistas se apresentarão hoje e amanhã. Tais como Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Titane, Hendrick Souza, Lucinho Cruz, Carlos Farias, Beatriz Faria, Saldanha Rolim, Wilson Dias, Sérgio Moreira, Ivan Vilela, Luciano Tanure, Bilora Violeiro e convidados.

Programadas estão também as atrações de companhia teatral Ícaros do Vale da Cidade de Araçuaí (MG) e o Grupo Banzo. Surge como o primeiro coral quilombola de crianças e adolescentes do Vale do Jequitinhonha, sob a coordenação do maestro Luciano Silveira.

Na gastronomia se pode saborear comidas típicas como o feijão andu, pequi, queijos, biscoitos e doces, comida de boteco, com destaque para a carne de sol, além da cachaça.

A origem dos produtos comercializados nos estandes é da economia solidária. Mas há também bares onde se pode apreciar cervejas artesanais de choperias da cidade de Teófilo Otoni.

O artesanato, uma das maiores riquezas dos dois vales e que ganhou fama pelo mundo afora,

No fundo, é o artesanato o atrativo maior do encontro porque motivou tudo. Em exposição estão peças de barro, feitas à mão, como bonecas, moringas, farinheiras, jarras e flores. 

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN