Português (Brasil)

Semana crucial para Minas Gerais

Semana crucial para Minas Gerais

O governo mineiro terá de fazer a opção pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) até o dia 20 e alguma solução deverá acontecer nesta semana para aliviar o governador Zema

Compartilhe este conteúdo:

11-12-2023 às 08;58H.

Direto da Redação

A nove dias do vencimento do prazo para o governo de Minas aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a fim de quitar uma dívida de mais de R$ 160 bilhões com a União, a impressão é a de que, como o mineiro costuma dizer, “o trem não andou”. Isto é, ainda não andou, mas certamente andará, primeiro porque “mineiro não perde trem”.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o projeto do governo do Estado parece “um trem” parado na estação, mas no âmbito do governo federal, certamente tem tramitação normal e é de lá que se espera um resultado a qualquer momento, para alívio até, do governador Romeu Zema (Novo), que, a essa altura, deve estar, como dizem os mineiros “vendo a vó pela greta”, ansioso para se ver livre desse problemão que não foi ele nem os servidores e o povo em geral que criaram. Mas o governador não pagou nada nos últimos cinco anos, como disse o senador Rodrigo Pacheco (PSD).

E Zema volta a tecer críticas em relação ao projeto do presidente do Senado, mas no ar fica uma sensação de ser esse o que se viabiliza, após o aceite do pedido de adiamento de 120 dias para a RRF, dando tempo para um exame detido da proposta do senador entregue ao ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), com o apoio do ministro Alexandre Silveira (PSD).

A proposta do senador Pacheco pelo menos poupa os servidores e o próprio Estado, ao contrário da proposta do governador Romeu Zema, que, de certa forma pune tanto os servidores como a máquina governamental. Os servidores ficariam com os salários congelados por nove anos e nesse ínterim, a estrutura do Estado sofreria as consequências.

Quem está de fora e acompanha os acontecimentos como espectador, torcendo para que aconteça o melhor para as partes, imagina que esta será uma semana importante para Minas Gerais, crucial se pode dizer, tendo em vista o prazo até o dia 20 para que se encontre uma solução relacionada à RRF. E essa solução irá brilhar nesta semana como o sol quente dos últimos dias, segundo a bola de cristal de quem faz a previsão.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN