Português (Brasil)

BH não tem mar, mas noite, ó, é sem igual!

BH não tem mar, mas noite, ó, é sem igual!

Se tiver de mostrar a alguém o que se pode fazer em Belo Horizonte à noite, o Diário de Minas se oferece para ser a sua companhia, mas vamos viver, a noite é uma criança

Compartilhe este conteúdo:

01-12-2023 às 08:18h.

Bento Batista*

Neste texto, você, noctívago ou não, vai encontrar pelo menos dez bons motivos para ir ou levar alguém que veio de fora e gostaria de conhecer Belo Horizonte à noite em boa companhia.

A Savassi pode ser o portal de entrada da noite e do seu giro porque é o ponto mais charmoso da cidade e foi internacionalmente divulgado pelo jornalista e escritor, autor de Hilda Furacão, por exemplo, Roberto Drummond, cuja estátua ali está plantada, na Praça Savassi.

Lá na Savassi, você e o seu ou a sua visitante vão encontrar restaurantes, cafeterias, bares, pubs. Se bem que noutros tempos ali havia livrarias várias. Mas para compensar, dali da praça até a Praça da Liberdade é um pulo, onde há várias opções como museus e teatros.

Mas supondo que você queira bater perna, como se diz, e se estiver ali na Praça Sete, a sugestão é atravessar o viaduto Santa Tereza, que, por si só, carece registrar, ficou famoso na literatura do mineiro Fernando Sabino, no livro Encontro Marcado.

Atravessado o viaduto, a via à esquerda é a famosa Rua Sapucaí. Noutros tempos era passagem só de veículos ônibus lotação e agora tornou-se um polo gastronômico de BH, ponto de encontro de amigos onde vocês podem experimentar bares e restaurantes diversos. Com essa disposição toda, certamente vocês encontrarão na Rua Sapucaí o que procuram.

Considerando que você e sua companhia estão bem no Centro da cidade, isto é, na Praça Sete, o Cine Theatro Brasil Vallourec ali está para mostrar o quanto a capital mineira transpira cultura. O lugar é um patrimônio histórico e oferece programação de peças teatrais, cinema, música e exposições em 11 andares do espaço.

A bem dizer, a partir do prédio, as pessoas podem tomar um banho de cultura ao contemplar as linhas do estilo charmoso da art déco. Agora que o celular facilita sacar fotos, mesmo sendo à noite, o lugar é um cenário para levar.

Supondo que você seja daquelas pessoas que apreciam a arte, já que se encontra na Praça Sete, até o Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, é menos que um pulo porque basta seguir em frente e à esquerda, na frente, ou melhor, já dentro do Parque Municipal, ei-lo esplendoroso. Tomara que esteja programado um belíssimo espetáculo de alguém com muita fama ou senão uma peça teatral daquelas de mexer com o cabeção.

Informa aí para o seu visitante que o Palácio das Artes é uma referência em cultura, um dos principais da América Latina. A partir da arquitetura, chancelada por Oscar Niemeyer, já é motivo para discorrer sobre cultura em sua abrangência.

Lá, você e a quem estiver mostrando a noite de Belo Horizonte, gostará de apreciar as galerias com exposições artísticas e mostras de cinema, teatro e dança, além de concertos, mais atrações nacionais e internacionais, de modo a deixar você e a visita extasiados de tanta cultura.

Bom, mas depois de uma maratona desta, convém buscar algum lugar para, como se diz, molhar a palavra, cuidar da cultura de dentro, ora, com efeito! Então, o Jack Rock Bar pode ser uma boa opção, ali na Avenida do Contorno, 5623 – Funcionários. Estilizado na temática rock 'n' roll, foi inspirado no clássico “The Jack”, da banda australiana AC/DC.

Então, veja na programação, bandas mineiras no palco do Jack Rock Bar, com direito às mesas de sinuca espalhadas pelo espaço. Para molhar a palavra, cervejas várias e para lambiscar o cardápio indica, temakis, sushis, petiscos típicos de botecos.

“Comida no papinho, pé no caminho”, a boa opção para continuar o banho de cultura é ir ao Teatro Sesiminas, que se tornou uma referência em BH. Lá se pode usufruir de uma programação diversificada, a partir de concertos e espetáculos teatrais mais danças. O Teatro Sesiminas fica na Rua Álvares Maciel, 59 – Bairro Santa Efigênia.

Bem, mas se a sua companhia gosta mais é de agitação do tipo festa com boa música e gastronomia, uma opção interessante para levá-la é ao Clube Chalezinho. Lá, a noite é descontraída, com eventos temáticos, de “house music”, funk, samba, pagode e sertanejo universitário.

Você e a sua companhia certamente irão gostar porque também o lugar possui arquitetura ampla, com aconchego e o que chama bem atenção, os jardins, belos.

Drinques e cervejas para todo gosto, além das opções gastronômicas, se preferirem, há sanduíches e porções, ó, daqui de deliciosos. Sem falar que há estacionamento e fica na Avenida Professor Mário Werneck, 530 – Bairro Estoril.

Outra opção é o Jângal, mistura de pub e floresta, com música ao vivo, comidinhas e drinques diferentes. A casa transporta o cliente a uma selva, há plantas em todos os cantos e o cliente tem ainda a opção de ficar sentado à mesa ou no balcão, se preferir, vendo apresentações de atrações musicais.

Com a opção de assistir comendo uma pizza artesanal, um hambúrguer, senão um caldo ou mesmo pratos mais completos, até mesmo uma feijoada da casa. Claro, tudo regado a drinques clássicos e inusitados. A intenção é tornar a noite sua e da companhia descontraída e agradável, ali na Rua Outono, 523, no Bairro Cruzeiro.

O Night Market Rooftop, para quem procura festa ao ar livre, lá é o lugar. De onde se pode contemplar uma vista panorâmica, ó, sem igual, com o melhor da música lounge.

Sim, lá também é servido hambúrguer, tábuas de antepastos e porções de petiscos, com cervejas e drinques ao seu gosto. Charmoso, esse é o clima do Night Market Rooftop. Convida a entrar noite adentro.

É de se imaginar que você e a sua companhia estejam “pregados”, porém, felizes. Mas antes de voltar para casa vamos à saideira no Gilboa, bar da Rua Pium-Í, 772 - Carmo, onde rola muita música ao vivo, inclusive com apresentações de bandas de jazz e rock.

O bar Gilboa, além de ser um lugar de animação, possui menu que casa bem com os drinques, cervejas e aperitivos de boteco mesmo para fechar a noite. Isto é, a essa altura, se já não for dia. O importante, ao final de tudo, é estar feliz, você e a sua companhia.

Depois dessa, certamente, a sua companhia, que presumo seja de fora, irá dizer: “BH não tem mar, mas a noite é sem igual”. E a fala dela irá viralizar na internet.

*Jornalista e escritor

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN