Português (Brasil)

OAB Minas contra os excessos dos juízes

OAB Minas contra os excessos dos juízes

O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo lavou a alma da advocacia. Exigiu respeito, na presença do ministro do STF, Barroso. Foi na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Compartilhe este conteúdo:

30-11-2-23 às 15:55h.

Direto da Redação

A essa altura, no âmbito da intimidade do Supremo Tribunal Federal (STF), o discurso do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Minas) deve estar repercutindo como o impacto de uma bomba, porque o presidente da instituição suprema, ministro Roberto Barroso, estava presente na solenidade e ouviu tudo.

Para a totalidade dos presentes no auditório da Expominas lotado, o presidente da OAB Minas, advogado Sérgio Leonardo foi corajoso, agressivo sem agredir e respeitoso, mas deu o recado dos advogados, falando por todos, como se estivesse retirando da garganta uma espinha de peixe, sendo aplaudido quase que de pé.

Primeiro o advogado Sérgio Leonardo invocou dois monstros sagrados, um da Literatura (João Guimarães Rosa, “a vida quer da gente coragem”) e outro do Direito (Sobral Pinto – “a advocacia não é profissão de covarde”), a advocacia por ele ali representada exigia respeito e ele reagiu com indignação até à maneira como os advogados são tratados e contra os “excessos praticados pelos tribunais superiores, que nos causam indignação e merecem da nossa parte do mais veemente repúdio”.

Em tom forte, ele disse alto e em bom som que a advocacia não pode anuir com a prática de magistrados que não recebem a advocacia. Não se pode admitir de forma nenhuma que advogados sejam silenciados e tolhidos perante os órgãos do poder judiciário.

Mas segundo o presidente da OAB Minas, a voz dos advogados não será calada, disse ele que os advogados querem acesso integral aos processos e não cópias parciais e seletivas. Disse em tom duro, mas respeitoso, que os juízes se recusam a receber advogados. E dirigindo-se diretamente ao presidente do STF, ele disse: “Nós somos adeptos do diálogo como forma de construir pontes e não muros, como a melhor forma de encontrar as soluções”, disse ele, aplaudido pelos presentes no auditório cheio.

Foi com esse discurso que o presidente da OAB Minas encerrou a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira na Expominas, em Belo Horizonte, dizendo que as 27 seccionais da OAB estão confiantes de que as dores da advocacia serão curadas através da boa e respeitosa locução entre o presidente Barroso, do STF, e o presidente da instituição OAB nacional, Beto Simonetti.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN