Português (Brasil)

O maior complexo fotovoltaico do Brasil está em Janaúba

O maior complexo fotovoltaico do Brasil está em Janaúba

Isto mesmo, no Norte de Minas, a 100 quilômetros de Montes Claros, os gorutubanos, que há mais de meio século nem tinham energia elétrica, hoje Janaúba é uma cidade próspera

Compartilhe este conteúdo:

22-09-2023 às 18:05h.

Direto da Redação

Quando se tem a oportunidade de espiar pelo retrovisor deste veículo chamado vida, a gente pode medir com a fita métrica da costureira de então, o quanto as gentes mineiras evoluíram, como é o caso dos gorutubanos ou janaubenses, os nascidos na próspera cidade de Janaúba, no Norte de Minas, a 100 quilômetros de Montes Claros.

Como assim, algum leitor haverá de perguntar, e em poucas palavras se pode explicar. É que a primeira vez em que fui a Janaúba, lá não havia luz elétrica. À noite a luz minguada era de gerador e às 22h, era desligado. Quando é que foi isso? Década de 1960.

Sessenta e três anos depois, hoje, 22 de setembro de 2023, Janaúba possui o maior complexo fotovoltaico do Brasil, com 1,2 MWp, o que faz do Estado de Minas Gerais o primeiro em usinas solares com 3.556 MW, seguido por Bahia com 2.052 MW e Piauí com 1.466 MW.

A notícia atual é de que esse maior complexo solar brasileiro vai fornecer energia para Águas do Rio, concessionária da Aegea que opera no Rio de Janeiro. É de 120MWp, cerca de 10% de todo o complexo, o contrato com empresa de saneamento na modalidade autoprodução. A partir de 2024, esse volume vai atender todo o consumo de energia elétrica da Águas do Rio, o que significa cerca de 75% do total.

O setor de saneamento, em termos de consumo de energia elétrica figura entre os grandes consumidores no Brasil, como explica Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea, e a contratação de renováveis no mercado livre aumentará a eficiência das operações.

Ano passado, a concessionária decidiu a meta de reduzir em 10% o gasto com energia elétrica em toda a operação, até o segundo semestre do próximo ano. Segundo diz ele, 97% da energia consumida por unidades originam de fontes renováveis.

Dados da Aneel dão conta de que o recorde de expansão solar foi batido pelo Brasil este ano. A fonte solar fotovoltaica expandiu 3 GW de janeiro a agosto. A expansão total da capacidade instalada da matriz elétrica foi de 7 GW.

O interessante é que a energia solar já participa com 5% de toda a potência do Brasil, de 195 GW, segundo o sistema de informações de geração da Aneel.

E mais interessante ainda é que o Estado de Minas Gerais conta com a capacidade maior instalada, total de 101 unidades e 3,6 GW de potência outorgada. 

 
 
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN