Português (Brasil)

Expo Favela foi sucesso e fará pipocar empreendedores em BH

Expo Favela foi sucesso e fará pipocar empreendedores em BH

Enfim, vencido o preconceito, vêm por aí uma série de surpresas a partir desse evento, porque as favelas, por uma questão semântica chamadas de aglomerados, têm valores empresariais e artísticos

Compartilhe este conteúdo:

18-09-2023 às 09:45:00h.

Direto da Redação

O navegador Cristóvão Colombo, que na conversa de “descobrir” invadiu a América, foi um cara controvertido e dele se contam as mais estúpidas histórias, mas uma coisa interessante é atribuída a ele. Foi o inventor da técnica de colocar em pé um ovo de galinha sobre uma mesa plana. E assim venceu um desafio. Depois da tentativa de muitos, quando chegou sua vez, ele quebrou suavemente a ponta do ovo e o pôs em pé, para espanto geral.

Numa versão melhorada de Colombo, foi o que fez o Sebrae-MG, ao promover a Expo Favela Innovation Minas Gerais 2023. A experiência realizada dias 15 e 16 foi bem sucedida e daqui para frente será repetida porque a tendência é de o empreendedorismo pipocar por todas as favelas da Região Metropolitana.

Enfim, vencido o preconceito, vêm por aí uma série de surpresas a partir desse evento, porque as favelas, por uma questão semântica chamadas de aglomerados, têm valores empresariais e artísticos de toda ordem que só precisam mesmo de uma chance de visibilidade para andarem sozinhos, com toda dignidade.

Dentro de uma expectativa otimista, o evento, que se vai estender por todo o Brasil, funciona como uma alavanca para fazer a roda econômica rodar com o adjutório de uma parcela da sociedade que até então foi marginalizada, agora libertada ao ser descoberta como partícipe do mercado interno.

No Aglomerado Barragem Santa Lúcia, Região Sul da capital, tudo funciona como se ali fosse uma cidade e possui quase todos os serviços básicos, dispondo inclusive de uma lotérica.

O aglomerado é bem servido dentre os mais de 700 espalhados pela Região Metropolitana e um evento como esse que acaba de ser realizado com sucesso irá repercutir em todas as favelas, de modo a promover a urbanização de todas, porque não há o menor sentido essa indiferença demonstrada pela municipalidade.

De fato, os aglomerados existem e é necessário prestar atenção neles porque lá estão famílias tal e qual as que vivem na zona urbanizada, tão dignas como qualquer outra.

Basta uma imersão corpo a corpo com essas famílias para se entender o porquê de cada uma estar ali. No geral vieram do interior do Estado em busca de uma vida melhor e por uma circunstância só encontraram ali a maneira de continuar a acreditar numa melhoria.

A expo favela certamente irá funcionar como uma injeção em seus moradores e numa visão macro da Região Metropolitana, com o tempo, havendo participação da PBH nesse sentido, logo  se poderá mudar para melhor a realidade de muitas das famílias moradoras de favelas.

O evento contou com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o País.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN