Português (Brasil)

Festival da Canção de Turmalina – FESTUR faz 40 anos

Festival da Canção de Turmalina – FESTUR faz 40 anos

Turmalina, cidade situada no Alto Vale do Jequitinhonha, com uma população de 20.125 habitantes (Senso IBGE/2020); cidade progressista e acolhedora, apresenta o Festival da Canção de Turmalina, FESTUR, de 07 a 10-09-2023. Assistam ao vídeo com parte do show abaixo.

Compartilhe este conteúdo:

09-09-2023 às 13:36

Direto de Turmalina

Soelson B. Araújo

Com 40 anos de existência, este ano o festival apresenta o tema, “Arte que tece histórias, En-Cantos que acordam memórias” com 30 mil em prêmios uma extensa programação, desde oficinas, noites literárias, tarde folclóricas. Mas seu  ponto alto é a apresentação dos artistas compositores que concorrem com suas canções mais diversas.

O Festival da Canção de Turmalina, FESTUR, se destaca pela sua originalidade regional; com a grande maioria dos artistas da região expressando em suas letras e melodias, o apelo pela valorização da rica cultura de seu povo, seus rios, suas florestas e seus costumes, com destaque para o rico artesanato e suas riquezas minerais; onde, no passado, foi diamante e o ouro, que abasteciam as reservas de Portugal e financiava suas dívidas com a coroa inglesa; e agora, por ironia do destino, abastecerá parte do mundo com a matéria-prima de minério de lítio para as baterias que movimentará os veículos elétricos, por ter a maior reserva deste mineral no Brasil, chegando a 85%.

O povo do Vale, além de ser uma gente hospitaleira e simples, é inteligente e sabe resistir com criatividade e bom humor a tudo. Muitos são verdadeiros sobreviventes, e apesar de tudo cantam, dançam, encantam com suas artes inconfundíveis. O Vale revelou artistas, compositores, violeiros, cantadores e contadores de “causos” como, Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, Paulinho Pedra Azul, Tadeu Martins, Fernando Brant (in memóriam), Mark Gladistone Verono (in memóriam), o poeta e apresentador Gilmar Souza e muitos outros.

O Festival da Canção de Turmalina é realizado pela Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Vereadores, dos empresários locais e regionais e da comunidade local, que se engaja dando o seu melhor para o sucesso do festival, a exemplo de ontem em seu segundo dia, quando tivemos a apresentação das canções concorrentes e por volta da meia noite, a apresentação do cantor e compositor Zeca Baleiro e Banda, com um público acima de 12 mil pessoas, e hoje, 09-09-2023, teremos a apresentação da cantora Paula Fernandes e Banda, que promete repetir o mesmo público ou ainda maior.

Soelson B. Araújo é empresário, político, escritor, músico e diretor da Edimig Editora Proprietária do jornal Diário de Minas.

Imagem da Galeria FESTUR Festival da Canção de Turmalina
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN