Português (Brasil)

Boas notícias sempre serão bem-vindas; inflação em baixa na capital

Boas notícias sempre serão bem-vindas; inflação em baixa na capital

Como uma maneira de aditivar ainda mais a notícia, convém salientar, este é o segundo recuo da inflação, porque no anterior, em julho, o índice foi menos 0,22%.

Compartilhe este conteúdo:

08-09-2023 às 14:29

Direto da redação

Quanto mais a gente puder ser mensageiro de boas notícias, melhor para quem está transmitindo e principalmente para quem lê e tem inclusive a oportunidade de passar tudo para frente.

No caso particular, tenho aqui uma boa notícia, e é sobre a inflação em Belo Horizonte, que deu uma recuada.

A boa notícia foi divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte, que neste agosto teve queda de 0,30%.

Como uma maneira de aditivar ainda mais a notícia, convém salientar, este é o segundo recuo da inflação, porque no anterior, em julho, o índice foi de menos 0,22%.

Pelo que os técnicos da fundação observaram, o recuo da inflação tem sido de consistência e veio em queda uma semana atrás da outra.

Diogo Santos, economista da fundação explica que mês passado o custo da alimentação em casa caiu, tendo registrado 1,11% numa comparação com julho. O interessante é que o chamado subgrupo de alimentos in natura deu a contribuição maior, com queda de 2,83% no conjunto, que, como um todo, teve redução de 0,40%.

O aumento maior na quarta quadrissemana do mês passado foi de 3,15% em bebidas em bares e restaurantes.

No subgrupo “pessoais” foi registrada variação negativa, o que pontuou o segundo recuo consecutivo, e o destaque principal ficou para as excursões (-6,07%). Outra redução foi da tarifa de ônibus urbano (-6,44%), que puxou para baixo o IPCA na quarta quadrissemana, de 01 a 31 de agosto deste ano.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN