Português (Brasil)

Mais de 60% da produção nacional de morango sai do Sul de Minas Gerais

Mais de 60% da produção nacional de morango sai do Sul de Minas Gerais

A curiosidade maior é a capacidade do morango de impactar positivamente a cognição e a saúde cardiovascular humana. Mais ainda: reduz o risco de desenvolver doenças como Alzheimer.

Compartilhe este conteúdo:

14-08-2023 – 12h:34

Direto da Redação

Estamos em plena safra de morango. E a maior parte da produção brasileira sai do Sul de Minas Gerais, onde 25 municípios produzem mais de 60% do cultivo nacional. É de suma importância consumir morango e o leitor irá saber por que lendo este texto.

Numa ocasião dessa, quem passa pelo Sul de Minas, pela Serra da Mantiqueira, rumo a Aparecida (SP) para visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a pé, em peregrinação ou romaria, depara com os produtores de morango colhendo o que plantaram.

Além de todas as vantagens proporcionadas e conhecidas do morango, cientificamente falando, surge uma nova com a notícia de que, além de oferecer vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, “o fruto impacta positivamente a cognição e a saúde cardiovascular humana”.

Foi o que descobriram pesquisadores, em estudo realizado na Universidade Estadual de San Diego (EUA).

Ao saber da notícia, quem gosta de morango e o encontra no mercado pode comemorar comendo mais e conscientemente, sabendo das qualidades do fruto produzido abundantemente no Sul deste que é um Estado síntese do Brasil.

Segundo os pesquisadores, em oito semanas foi identificado que “a velocidade de processamento cognitivo dos voluntários aumentou em 5,2%. A pressão arterial sistólica, o maior valor que aparece durante uma aferição, diminuiu em 3,6% e a capacidade antioxidante total aumentou em 10,2%”.

Este é o primeiro trabalho científico relacionado com os benefícios à saúde humana por meio do consumo de um fruto que quase todas as pessoas gostam, e agora irão gostar mais ainda.

Junte tudo que acabou de saber, ó leitor, à informação de que em 2019, na Universidade Rush, de Chicago (EUA), uma pesquisa ligou o consumo regular de morango à melhora da cognição e redução do risco de desenvolver doenças como o Alzheimer.

Depois dessas informações, o que cada um de nós tem a fazer é consumir o fruto, isto é, morango não é considerado fruto na ordem das coisas, mas uma hortaliça como é a alface – você sabia disso?

 

Imagem da Galeria A produção de morango do Sul de Minas é a maior do Brasil e se trata de produto importante
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN