Português (Brasil)

Desta vez deu para sentir firmeza, vapor Benjamim Guimarães vai ser, enfim, reformado

Desta vez deu para sentir firmeza, vapor Benjamim Guimarães vai ser, enfim, reformado

O prefeito decidiu não esperar mais por recursos governamentais e o Município assumirá o custo final dessa reforma, de quase R$ 3 milhões, contando com a parceria do Ministério Público

Compartilhe este conteúdo:

02-07- 2023 – 09h:18

Direto da Redação

Ufa! Demorou, mas, enfim sobrou mesmo para a Prefeitura de Pirapora (MG) a tarefa de abrir licitação para a reforma do histórico vapor Benjamim Guimarães, que se encontra sobre fogueiras numa das margens do Rio São Francisco, já faz uma data.

Alex Cesar (PTB) prefeito de Pirapora noticiou o recebimento do projeto para concluir a reforma e restauração do vapor, três meses depois de uma lenga-lenga que não resultou em nada e o vapor estava lá, sobre fogueiras, correndo o risco de ser levado pela cheia do São Francisco.

A Prefeitura de Pirapora enviou o projeto ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG. O prefeito Alex Cesar deu ao acontecimento o merecido tratamento ao anunciar a novidade tendo ao lado a vice-prefeita Anamaria Burle; o presidente da Câmara Municipal de Pirapora, João Maurício Silva (Maurisim); o secretário Municipal de Obras e Projetos, Luciano Rodrigues; e o presidente da Emutur (Empresa Municipal de Turismo), Elton Jackson.

Agora, é ter mais um pouco de paciência porque a empresa que irá executar a conclusão da reforma e restauração só será conhecida dentro de 60 dias, mas o mais importante aconteceu, que é a disposição da prefeitura em arcar com a despesa.

“Decidimos não mais esperar por recursos governamentais e o município assumirá o custo final dessa reforma (quase R$ 3 milhões), contando com a parceria e acompanhamento do Ministério Público Estadual (MPMG)”, disse o prefeito.

“O primeiro objetivo é concluir a reforma do casco. Depois, colocar a embarcação flutuando. Após sua completa recuperação, recolocá-la em plenas condições de navegabilidade, retomando seus eventos culturais e passeios turísticos no Rio São Francisco em conformidade com todas as atuais exigências técnicas, normas de segurança e procedimentos operacionais dos órgãos responsáveis”, disse Elton Jackson, presidente da Emutur.

 

Imagem da Galeria O vapor Benjamim Guimarães é único no mundo e já tem mais de 100 anos em operação
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN