Português (Brasil)

Cemig entrega subestação construída para atender exclusivamente a Sigma, em Itinga

Cemig entrega subestação construída para atender exclusivamente a Sigma, em Itinga

Tudo isso acontece porque a Cemig, em comum acordo com a Sigma, participa do processo de exploração do mineral lítio atualmente chamado de “ouro branco”

Compartilhe este conteúdo:

28-07-2023 - 08h:28

Direto da Redação

Foi construída em Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG), e entrou em operação uma subestação (SE) da Cemig que irá reforçar a infraestrutura energética de atendimento da mineradora Sigma Lithium, que nesta quinta-feira, 27, fez o seu primeiro embarque para a China, pelo Porto de Vitória (ES). Foram 30 mil toneladas de “lítio verde”, sendo a metade de rejeitos.

A Cemig informa que a nova subestação foi construída para atender “exclusivamente a mineradora Sigma Lithium”. Entretanto, este é mais um reforço da Cemig a incorporar o sistema elétrico com a vantagem, segundo explicita a empresa, de gerar emprego e também renda para a região.

Itinga 1 chamada teve custo de R$ 16,5 milhões e é importante dizer, o investimento foi realizado pela Sigma, com a Cemig aprovando integralmente o projeto.

O início da construção da subestação se deu em agosto de 2022 e proporcionará uma interligação da Sigma ao sistema elétrico da Cemig, por intermédio de uma nova SE às subestações de Araçuaí 2 e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha.

É preciso salientar que tudo isso está acontecendo porque a Cemig, em comum acordo com a Sigma, participa do processo de exploração do mineral lítio atualmente chamado de “ouro branco” porque vem gerando uma corrida no mundo inteiro por ser considerado de transição nessa corrida energética para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Como disse o diretor de Distribuição da Cemig, Marney Antunes, a empresa participa “ativamente dessa transformação que está ocorrendo no Vale do Jequitinhonha, a partir da exploração do lítio”. O importante é que essa interligação da Sigma com a Cemig permite a produção renovável de energia hidrelétrica. “Estamos promovendo o crescimento econômico da região com o menor impacto ambiental”, disse o diretor.

A sede da Sigma é em Itinga onde se acha a Grota do Cirilo chamada, que fica entre o município e o de Araçuaí. A empresa é considerada a maior em operação de lítio em rocha sã das Américas, com produção de lítio de alta pureza.

Imagem da Galeria A Sigma Lithium tem exclusividade na subestação Itinga 1, com energia renovável
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN