Português (Brasil)

Encontrada a casa de Henrique Dumont, em Diamantina, pai de Santos Dumont

Encontrada a casa de Henrique Dumont, em Diamantina, pai de Santos Dumont

O inventor do avião e de uma porção de coisas mais faz hoje 150 anos e deve ser lembrando efusivamente porque foi um grande inventor e deixou um legado ao mundo

Compartilhe este conteúdo:

20-07-2023 – 17h:11

Direto da Redação

Por esses dias, estando em Diamantina (MG), na casa do doutor Sebastião Gusmão, neurocirurgião da coluna vertebral e da cabeça, o prefeito da cidade, Juscelino Brasiliano Roque, ali presente disse que havia encontrado a casa de Henrique Dumont, pai de Alberto Santos Dumont. Mas o morador atual estava resistindo ao ponto de nem abrir a casa.

Henrique é o genitor do Pai da Aviação. Quase sempre a gente entra em um avião e nem se lembra de que o autor desse feito, de fazer voar um objeto muitas vezes mais pesado do que o ar, foi ele, Santos Dumont, grande inventor, com raízes em Diamantina, onde nascera o pai e agora o prefeito diz ter encontrado a casa onde ele morou.

E a essa altura leio que hoje, dia 20 de julho, o Santos Dumont faz 150 anos e precisamos nos lembrar dele, que inventou também o relógio de pulso e uma porção de coisa mais.

A intenção era lembrar dele, que fez furor em Paris, de onde viera a sua família, cujo pai nasceu em Diamantina e agora a cidade terá um outro ponto de atração turística com o encontro da casa onde o engenheiro Henrique morou.

Era ele um homem interessante, nasceu em 20 de julho de 1832 e morreu aos 60 anos de idade em 30 de agostos de 1892. O nome dele completo era Henrique Honoré Dumont. Mas era chamado de “O Rei do Café”, dono de grandes lavouras, e segundo a Wikipédia, ajudou na criação do primeiro veículo automotor movido a gasolina.

Santos Dumont teve a quem puxar, porque o Henrique se formou em Paris no equivalente aqui à faculdade de Engenharia aos 21 anos de idade, quando então retornou ao país e foi trabalhar em Ouro Preto, na prefeitura. E no ano de 1871, contratado por um indivíduo chamado Joaquim Saldanha Marinho, ele fabricou um barco a vapor, que foi lançado n’água pelo imperador Dom Pedro II.

E mais, em 1872, o Henrique foi chamado pelo rei para construir uma trecho da então nascente Estrada de Ferro Central do Brasil em Minas, na Serra da Mantiqueira. Quem conhece a serra sabe que as subidas levam ao céu e depois se desce à terra.

Que Santos Dumont inventou o avião é possível que de modo quase geral as pessoas sabem, mas ele inventou coisas mais e algumas delas a gente nem imaginava. Por exemplo: o chuveiro de água quente, o balão de gás, o dirigível, o relógio de pulso, o hangar e foi precursor do ultraleve.

Salve Alberto Santos Dumont!

Imagem da Galeria Alberto Santos Dumont foi um grande inventor e deve ser lembrado eternamente aqui na terra
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN