Português (Brasil)

Artigo 20 da Reforma Tributária é o “calcanhar de Aquiles” da mineração

Artigo 20 da Reforma Tributária é o “calcanhar de Aquiles” da mineração

O projeto de “Reforma Tributária” foi aprovado na Câmara Federal, no dia 6 deste julho e encaminhado ao Senado Federal para apreciação e votação.

Compartilhe este conteúdo:

11-07-2023 - 17h:11

Direto da Redação

Foi uma votação expressiva, mas em Minas Gerais, o setor minerário está chiando, apreensivo com o artigo 20 da Reforma Tributária, por causa de possíveis impactos negativos para o setor de minério de ferro e para as exportações, situação que poderá ser desastrosa para o setor, caso não seja corrigida no Senado Federal.

A direção do Ibram, que também reagiu em relação ao referido artigo, tem expectativa de que antes da votação seja aberto diálogo com representantes da mineração e também o setor agropecuário para dirimir dúvidas ou até mesmo suprimir o referido artigo que consideram inconveniente.

A Associação de Mineradoras de Ferro (AMF), em Minas Gerais, reagiu apreensiva diante do tal artigo, devido aos possíveis impactos negativos, tendo em vista que a mineração no Estado é a maior do País e poderia ser “desastroso para o setor”, reagiu em nota.

Uma representação da AMF acompanha o processo da Reforma Tributária, e diz entender que “tem uma relevância significativa na resolução de problemas nacionais que persistem há muitos anos”.

Considera que a proposta “está fundamentada em pilares importantes, como a simplificação na cobrança de tributos, a equidade entre entes federativos e o aumento de crédito, visando proporcionar maior segurança jurídica”.

Mas o Artigo 20 permite instituir uma contribuição sobre produtos primários e semielaborados, produzidos em seus respectivos territórios, com o objetivo de investir em obras de infraestrutura e habitação, substituindo assim a contribuição aos fundos estaduais.

Com esse artigo, a AMF acha que contraria o espírito da própria reforma e pode resultar em um aumento da carga tributária, descumprindo o princípio da equidade e gerando discrepâncias nos procedimentos entre as unidades da federação, além de reintroduzir a insegurança jurídica”.

A entidade promete se empenhar no Senado para que o artigo seja discutido com os setores econômicos impactados, na expectativa de que possa até ser suprimido.

Imagem da Galeria Os empresários do minério de ferro estão apreensivos com Artigo 20 da Reforma Tributária
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN