Português (Brasil)

Travel Next Minas perspectivas de bons negócios de R$ 40 milhões

Travel Next Minas perspectivas de bons negócios de R$ 40 milhões

Mais de 3 mil pessoas de Minas Gerais e de outros estados no evento considerado o maior de todos os tempos no segmento do Turismo

Compartilhe este conteúdo:

27-06-2023 – 08h46

Sérgio Moreira*

A primeira edição da Travel Next Minas foi sucesso nos dias 23 e 24 de junho com palestras, bate-papos e capacitações. A feira estruturou para ser uma das principais do segmento turístico no Estado. O evento reuniu mais de 3 mil profissionais que compõem o trade turístico do País e do exterior, além de 300 marcas, como companhias aéreas, operadoras, consolidadoras, receptivos, hotéis, parques e assistências de viagens. O volume de negócios durante os dois dias foi de R$ 40 milhões, em projetos de turismo e integração em mais de 700 acordos comerciais.

A realização tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A Travel Next Minas teve entrada gratuita e acontece no Centro de Eventos do Power Shopping Center Minas. Voltada, especialmente, para os agentes e operadoras de viagens, a iniciativa visa à comercialização de bens e serviços do turismo, em especial o turismo cultural e de experiência.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pontua a relevância da iniciativa para firmar novos negócios capazes de atrair mais turistas para o estado, impulsionando o setor e a geração de emprego e renda.

“Minas Gerais lidera o crescimento no turismo do país, e isso é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secult, em parceria com os municípios e o trade turístico. Dar continuidade a essa articulação é fundamental, e a realização da Travel Next Minas se somará agora a um conjunto de ações, que visam à expansão do turismo em Minas Gerais e ao fortalecimento da cozinha mineira e das diversas iniciativas culturais, o que proporciona mais desenvolvimento social e econômico para o nosso estado”, reforça o secretário.

Na perspectiva do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, fomentar o turismo no estado e, especialmente da capital mineira, fortalece o setor de comércio e serviços. “O aumento do fluxo turístico provoca efeitos imediatos no consumo, na circulação de renda e na geração de empregos. Os comércios dos principais destinos turísticos do mundo são altamente beneficiados com a constante movimentação. Os prestadores de serviços também ampliam as chances de negócios. O impulsionamento do turismo no estado irá contribuir para uma aceleração econômica”, defende o presidente da CDL/BH.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, destaca a relevância da Travel Next, da qual a empresa é patrocinadora. Ele ressalta a geração de oportunidades para Minas Gerais. “Inúmeras possibilidades de negócios, cooperação e atração de investimentos podem nascer a partir desse evento. O portfólio da Codemge conta com ativos turísticos em Minas, disponíveis para concessões e parcerias público-privadas, por isso estamos participando desse importante feira de turismo do Estado perante o trade regional e nacional de turismo. A presença de diversos operadores, agentes de viagens e parceiros estratégicos, as capacitações e o fomento de networking nos dão a certeza de bons negócios”, afirma.

A Travel Next Minas em sua programação teve palestras e bate-papos que abordaram temas, como a inovação, a inteligência emocional, a tecnologia, o branding, o marketing on e offline e a autogestão. A curadoria de conteúdo é de Thiago Akira, um dos nomes mais reconhecidos nacionalmente no segmento do marketing turístico. A fim de promover os destinos turísticos de Minas Gerais, a Secult preparou um estande de 240 metros quadrados, capacitações centradas nos atrativos turísticos do estado, além de apresentações culturais e mesas com produtos e iguarias da cozinha mineira e cooking shows.

O Subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, ressalta as oportunidades que a Travel Next inaugura, incentivando o empreendedorismo. “Essa feira é maior da história da Secult em número de empresas dentro do estande de Minas Gerais. Nós temos no total apenas 70 empresas. E na feira toda em torno de 230 empresas mineiras”, comenta.

Foram programadas três capacitações no auditório Aleijadinho, sendo a primeira da IGR Veredas, realizada na sexta-feira (23), e a segunda da IGR Trilha dos Inconfidentes. Já no sábado (24), a IGR Velho Chico apresentou seus atrativos.

Uma equipe da Secult também esteve disponível para atendimentos no estande, onde haverá espaço de reuniões para os representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e dos municípios dialogarem com operadores de turismo

A programação cultural-Dois grupos, representativos das manifestações culturais mineiras, foram convidados para se apresentar no palco principal do evento. O primeiro é a Vesperata de Diamantina, foi dia 23. E o segundo é a Guarda da Conga Feminina de Nossa Senhora do Rosário de Lagoa de Santo, de Pedro Leopoldo, no dia 24.

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria O turismo a cada dia vai se revelando mais como um segmento de grandes negócios
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN