Português (Brasil)

Música da Vesperata e muita história em Diamantina para o turista ouvir

Música da Vesperata e muita história em Diamantina para o turista ouvir

Tida como um importante evento do Turismo e da Cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil

Compartilhe este conteúdo:

22-06-2023 - 06h:15

Sérgio Moreira*

Diamantina, 300 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade apresenta um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais. A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX. Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas. Vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

Reconhecida como um importante evento do Turismo e da Cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

Com repertório repleto de música boa e de diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local: A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário. Considerada como “serenata ao contrário” porque os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.

Cada apresentação reúne mais de mil pessoas acompanhando as músicas tocadas pelas janelas dos casarões. A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense. É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.

A programação da Vesperata de Diamantina 2023 começou em abril e termina no mês de outubro. Confira a programação dos próximos meses: julho: 01, 15 e 29; agosto: 05, 19 e 26; setembro: 16 e 30 e outubro: 07 e 21. Consulte seu agente de viagens ´para os pacotes da Vesperata e passeios por Diamantina, cidade de muitas histórias, do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, de Chica da Silva e muitas caminhadas pelas ruas de pedras da história do barroco e da mineiridade.

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria A Vesperata de Diamantina ficou famosa em Minas, no Brasil e foi para o mundo
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN