Português (Brasil)

Primeiro embarque de lítio produzido pela Sigma será realizado no dia 11 de junho

Primeiro embarque de lítio produzido pela Sigma será realizado no dia 11 de junho

Serão embarcadas 30 mil toneladas, sendo a metade de rejeitos ultrafinos e a outra metade de concentrado de lítio grau bateria, dez anos depois de instalada no hoje Vale do Lítio.

Compartilhe este conteúdo:

30-05-2023 - 08h:15

Direto da Redação

Dia 11 de junho, domingo. Neste dia, a Sigma Lithium, instalada e em operação no Vale do Lítio, isto é, no Vale do Jequitinhonha – Araçuaí e Itinga – vai fazer o seu embarque inaugural, via Porto de Vitória (ES), para a China, a empresa Yahua, considerado um dos maiores refinadores químicos de lítio para veículos elétricos do mundo, empresa que ocupa uma posição de liderança na indústria.

Das 30 mil toneladas do primeiro carregamento, metade são rejeitos ultrafinos e a outra metade concentrado de lítio grau bateria. “Deve ser embarcado em 11 de junho, saindo do Porto de Vitória”, informou a assessoria de imprensa a CEO Ana Cabral Gardner.

Depois de dez anos de trabalho intenso, que culminou em resultados inovadores do setor minerário, diante da corrida mundial para reduzir os impactos das mudanças climáticas, o que já vai sendo copiado, a Sigma merece comemorar o êxito de todo o esforço dela e sua equipe, mais os investidores, que a essa altura podem estar estourando champagne.

A Sigma é pioneira em possuir tecnologia que utiliza 100% de energia renovável, 100% de água reciclada e 100% de rejeitos de palha seca. E mais ainda: a empresa é também a primeira a reconhecer que nos municípios onde possui planta existem pessoas que precisam ser atendidas, até como uma forma de retribuir por tudo e principalmente por ali estar a explorar uma riqueza que é também daquela gente.

Como o Diário de Minas publicou no dia 27, sábado, o carregamento do lítio foi em armazéns do porto, enquanto se aguardava a marcação do embarque.

Nesta ocasião, empresa canadense ganha destaque pelo exemplo de empresa que se ocupa também das questões socioambientais.

A Sigma inegavelmente está na vanguarda da sustentabilidade ambiental e social na cadeia de fornecimento de materiais de baterias EV (Eletric Vehicle).

Pelo tempo que a empresa levou, de uma ponta à outra, para produzir, por uma questão lógica, nenhuma empresa do ramo que se instalar hoje na região vai produzir lítio de qualidade de um ano para outro, inda mais com atenção socioambiental.

Mas o importante é que quem se instalar no Vale do Lithium, obrigatoriamente, terá de seguir os bons exemplos da Sigma.

Imagem da Galeria Sigma montou uma estrutura gigantesca no Vale do Jequitinhonha para produzir lítio
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN